Nova ronda de conversações bilaterais sobre "Brexit" marcada para as 11:00 em Bruxelas

Nova ronda de conversações bilaterais sobre "Brexit" marcada para as 11:00 em Bruxelas

 

Lusa/AO Online   Internacional   19 de Fev de 2016, 06:13

As negociações entre a União Europeia e o Reino Unido sobre as reformas reclamadas por Londres prosseguem hoje, com nova ronda de reuniões bilaterais marcada para as 11:00 (10:00 em Lisboa), anunciou o Conselho Europeu.

Depois das reuniões bilaterais, está previsto - para as 13:30 (12:30 de Lisboa) um "almoço britânico", para selar um acordo que agrade a todos os líderes da UE.

Hoje termina uma cimeira que o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, designou de "ou vai ou racha", depois de - esta madrugada - terem sido feitos "alguns progressos".

As reuniões bilaterais decorreram ao longo da madrugada, sendo retomadas às 11:00.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, instou os parceiros a realizarem reformas em quatro áreas para fazer campanha pelo 'sim' no referendo sobre a permanência do seu país entre os 28.

Num esboço de conclusões da cimeira de chefes de Estado e do Governo indicavam-se alterações nos abonos de família, assim como a criação de um "mecanismo de alerta e salvaguarda" para "responder às situações de chegada de trabalhadores de outro Estado membro com uma magnitude excecional por um longo período de tempo".

Outras questões em cima da mesa relacionam-se com a competitividade, a governação da zona euro e a soberania nacional.

Na quinta-feira, à chegada ao Conselho Europeu, o primeiro-ministro, António Costa, disse que seria "uma perda imensa" para Portugal se o Reino Unido saísse da União Europeia, mas salientou que a sua permanência não pode ser garantida sacrificando "as regras mais elementares da UE", sob pena de "a União deixar de ser uma união".


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.