“Não podemos garantir que todos os equipamentos estejam aptos a aceitar a nova nota de 10 euros já a partir” de terça-feira, afirmou o administrador do Banco de Portugal João Amaral Tomaz na conferência de imprensa para apresentação da nova nota de 10 euros, na segunda-feira, na sede do banco central, em Lisboa.
“Apesar de todo o trabalho efetuado para que o lançamento da nova nota fosse feito sem contratempos, temos a certeza quase absoluta de que não haverá a cobertura total e que nem todos os equipamentos amanhã [hoje] terão notas disponíveis”, disse ainda João Amaral Tomaz.
A nova nota de 10 euros é visualmente muito semelhante à nota da primeira série, mantendo o vermelho como cor predominante e o pórtico românico da nota da primeira série com o mesmo valor facial.
A nota incorpora elementos de segurança “ainda mais sofisticados, que a tornam ainda mais segura e resistente à contrafação”, segundo João Amaral Tomaz. Entre esses elementos estão o retrato da deusa Europa, visível na marca de água e no holograma, e o número esmeralda, aspetos de segurança que já tinham sido incluídos na nota de 5 euros da segunda série, lançada em 2013.
Para verificar a genuinidade das notas de 10 euros da segunda série, basta tocar, observar e inclinar as notas para detetar os principais elementos de segurança, de acordo com a instituição liderada por Carlos Costa.
Os bancos centrais nacionais produziram 4.500 milhões de notas de 10 euros da segunda série e Portugal recebeu 162 milhões dessas notas, segundo o Banco de Portugal, que não revelou o investimento associado.
Questionados pelos jornalistas sobre qual o custo de produção e impressão das novas notas de 10 euros, que entram hoje em circulação na área do euro, os responsáveis do Banco de Portugal não divulgaram valores.
Nova nota de 10 euros entra hoje em circulação

Economia 23 de Set de 2014, 07:12
A nova nota de 10 euros entra hoje em circulação em Portugal e nos restantes países do euro, mas o Banco de Portugal já alertou para o facto de nem todos os equipamentos de pagamento estarem aptos para recebê-la.