Açoriano Oriental
Campanha Eleitoral
Nós, Cidadãos! defende incentivos para diversificar produção agrícola açoriana
O cabeça de lista pelos Açores do Nós, Cidadãos!, Rúben Correia, defendeu hoje uma maior aposta e incentivos do Governo da República à diversificação da produção agrícola regional, alertando para as consequências do fim das quotas leiteiras.

Autor: Lusa/AO Online

“Na pré-campanha reunimo-nos com associações agrícolas, de lavradores e agricultores, e no contacto direto com os nossos produtores vimos que a lavoura e a agricultura em geral têm problemas que há 40 anos ainda não foram resolvidos e, em especial, um problema que está na agenda política muito recentemente como é o fim das quotas leiteiras”, disse à Lusa o candidato, que hoje esteve em campanha na Feira Agrícola em Santana, em Rabo de Peixe, ilha de São Miguel.

Além de "uma maior aposta e incentivos do Governo da República à diversificação da cultura e produção agrícola" regional, o candidato preconizou medidas que apoiem os produtores que queiram investir mais na produção de produtos derivados do leite.

"Não nos podemos esquecer que com o fim das quotas leiteiras a venda direta do leite está cada vez mais em baixa nos Açores, porque somos uma zona pequena, uma zona ultraperiférica sem condições de combater os grandes países como a Espanha, Inglaterra e Alemanha", alertou Rúben Correia, salientando que é preciso apostar na manutenção da indústria leiteira nos Açores.

O candidato assegurou que vai ser "realmente a voz dos agricultores açorianos, a voz dos lavradores açorianos na Assembleia da República", e afirmou que, caso seja eleito, está disponível para “fazer um lóbi dos Açores junto dos outros deputados" pela região, para que o arquipélago tenha "uma voz cada vez mais ativa".

No seu entender, a questão do preço dos fatores de produção e do leite constituem "um problema que tem que ser levado à Assembleia da República", tendo em conta os problemas específicos da região.

Rúben Correia disse ainda que as propostas apresentadas pelo Nós, Cidadãos! não nasceram apenas internamente, mas "foram diretamente feitas pelos agricultores e lavradores durante a pré-campanha eleitoral".

As eleições legislativas decorrem no domingo.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados