Norte-americanos batem recorde e gastam mais de mil milhões 'online' na 'black friday'

Norte-americanos batem recorde e gastam mais de mil milhões 'online' na 'black friday'

 

Lusa/AO online   Internacional   26 de Nov de 2012, 08:54

Os consumidores norte-americanos aproveitaram os enormes descontos oferecidos na sexta-feira ('Black Friday') para baterem o recorde de compras através da Internet, superando pela primeira vez os mil milhões de dólares, cerca de 770 mil milhões de euros.

Os dados da empresa de análise ComScore que revelam um crescimento da procura virtual de produtos contrastam com os números das compras presenciais que, de acordo com a ShopperTrak, baixaram 1,8% na 'Black Friday', o dia que se segue à celebração do feriado do Dia da Ação de Graças nos Estados Unidos e que marca o arranque da temporada de compras do Natal.

No período entre a véspera do feriado e domingo, a Federação Nacional de Retalho (NRF, na sigla em inglês) da maior economia do mundo estima que os gastos dos consumidores subiram 13% para 59,1 mil milhões de dólares (45,5 mil milhões de euros).

Só no Dia da Ação de Graças, mais de 35 milhões de norte-americanos fizeram compras nas lojas ou na Internet, contra os 29 milhões registados a 22 de novembro de 2011.

Mas subida de 13% em termos globais nas compras neste fim de semana alargado nos EUA não entusiasma os retalhistas, que consideram que este aumento poderá significar que muitos consumidores aproveitaram os preços mais baixos para antecipar as compras para a época natalícia, que assim poderá sofrer uma queda este ano.

"Os retalhistas vão ter que ser criativos, oferecendo descontos e avançando com outras estratégias, para manter os consumidores comprometidos", realçou à agência Bloomberg Patricia Edwards, diretora de investimentos na Trutina Financial, empresa que detém os armazéns Wall Mart e a Starbucks.

De resto, a possível subida da carga fiscal nos EUA em 2013 também poderá ter contribuido para a decisão de muitos consumidores anteciparem as suas compras de bens de consumo.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.