Nomeação de Vitor Constâncio para BCE assegurada


 

Lusa/AO On line   Nacional   6 de Fev de 2010, 09:29

A nomeação de Vítor Constâncio para vice-presidente do Banco Central Europeu já terá sido assegurada por Berlim, segundo a imprensa alemã de hoje, que avança que a nomeação deixará o caminho livre para Alex Weber aceder à presidência em 2011.

Weber é o atual presidente do banco central alemão.

De acordo com o jornal Wirtschaftswoche, que cita fontes próximas dos bancos centrais, para a reunião informal da União Europeia (UE) que decorre quinta-feira, a chanceler alemã Angela Merkel já terá reunido um "largo consenso" a favor da nomeação do português Vítor Constâncio.

Os ministros das Finanças da Zona Euro irão escolher dia 15 deste mês quem irá passar a ocupar a vice-presidência do BCE.

Uma vez feita esta escolha, o Conselho de Governadores da autoridade monetária terá de dar o seu parecer, antes de o sucessor do grego Lucas Papademos ser formalmente nomeado pelos chefes de Estado e de Governo dos 27, na cimeira de 25 e 26 de Março.

A escolha deverá ser feita entre o presidente do banco central do Luxemburgo, Yves Mersch, e o português Vítor Constâncio.

Para os analistas, as duas nomeações - vice-presidência e presidência - estão relacionadas, uma vez que o mandato de Trichet (atual presidente) termina em 2011.

Numa ótica de representação equitativa entre o norte e o sul, a escolha de Vítor Constâncio será favorável a Alex Weber, refere a imprensa alemã.

 


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.