Noivos de Macau e Hong Kong preferem datas auspiciosas

Noivos de Macau e Hong Kong preferem datas auspiciosas

 

Lusa/AO Online   Internacional   11 de Dez de 2012, 11:04

O casamento em datas auspiciosas como o 12/12/12 desta quarta-feira está nas preferências dos noivos de Macau e Hong Kong, ainda que este ano as uniões civis fiquem aquém das realizadas a 11/11/11.

Em média realizam-se cerca de 30 a 40 casamentos por dia nas conservatórias do Registo Civil de Macau, mas quarta-feira 12/12/2012, data a que é atribuído o significado ‘amor', estão marcados 59 matrimónios, indicou fonte da direção dos Serviços de Assuntos de Justiça.

O número fica abaixo dos 71 casamentos realizados na "capicua" do ano passado - 11/11/2011 -, mas ainda assim, lidera, a par do Dia dos Namorados, as escolhas dos nubentes de Macau.

Já na região vizinha de Hong Kong - com quase oito milhões de habitantes -, o registo civil vai unir pelo casamento 696 casais na quarta-feira, disse um porta-voz do departamento de imigração à agência AFP.

O número de casamentos está também abaixo dos de 2011 quando foram celebradas 1.002 uniões, numa data associada ao "amor eterno", e dos 859 casamentos de 10 de outubro de 2010, conhecido como dia da "perfeição".

Mestres do Feng Shui - arte milenar chinesa associada à busca de harmonia através da disposição dos objetos e também ligada à determinação de datas auspiciosas - apontaram, no entanto, melhores datas para casar do que o dia de 12 de dezembro.

Por exemplo, o mestre Sammy Au disse ao jornal de Hong Kong ‘The Standard’, que os dias 18 e 31 de dezembro são melhores opções do que o "triplo 12" no calendário, que classificou apenas como "um dia de sorte".

Alguns noivos com casamento marcado em Hong Kong na quarta-feira explicaram aos jornais locais que a principal razão para "dar o nó" a 12/12/2012 era fazê-lo antes do dia 21 de dezembro, que muitos acreditam ser o fim do mundo.

"Eu quero estar com ela antes do fim do mundo", disse um noivo, de apelido Leung, ao jornal em língua chinesa ‘Ming Pao’.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.