Açoriano Oriental
Noivos de Macau e Hong Kong preferem datas auspiciosas
O casamento em datas auspiciosas como o 12/12/12 desta quarta-feira está nas preferências dos noivos de Macau e Hong Kong, ainda que este ano as uniões civis fiquem aquém das realizadas a 11/11/11.
Noivos de Macau e Hong Kong preferem datas auspiciosas

Autor: Lusa/AO Online

Em média realizam-se cerca de 30 a 40 casamentos por dia nas conservatórias do Registo Civil de Macau, mas quarta-feira 12/12/2012, data a que é atribuído o significado ‘amor', estão marcados 59 matrimónios, indicou fonte da direção dos Serviços de Assuntos de Justiça.

O número fica abaixo dos 71 casamentos realizados na "capicua" do ano passado - 11/11/2011 -, mas ainda assim, lidera, a par do Dia dos Namorados, as escolhas dos nubentes de Macau.

Já na região vizinha de Hong Kong - com quase oito milhões de habitantes -, o registo civil vai unir pelo casamento 696 casais na quarta-feira, disse um porta-voz do departamento de imigração à agência AFP.

O número de casamentos está também abaixo dos de 2011 quando foram celebradas 1.002 uniões, numa data associada ao "amor eterno", e dos 859 casamentos de 10 de outubro de 2010, conhecido como dia da "perfeição".

Mestres do Feng Shui - arte milenar chinesa associada à busca de harmonia através da disposição dos objetos e também ligada à determinação de datas auspiciosas - apontaram, no entanto, melhores datas para casar do que o dia de 12 de dezembro.

Por exemplo, o mestre Sammy Au disse ao jornal de Hong Kong ‘The Standard’, que os dias 18 e 31 de dezembro são melhores opções do que o "triplo 12" no calendário, que classificou apenas como "um dia de sorte".

Alguns noivos com casamento marcado em Hong Kong na quarta-feira explicaram aos jornais locais que a principal razão para "dar o nó" a 12/12/2012 era fazê-lo antes do dia 21 de dezembro, que muitos acreditam ser o fim do mundo.

"Eu quero estar com ela antes do fim do mundo", disse um noivo, de apelido Leung, ao jornal em língua chinesa ‘Ming Pao’.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados