Açoriano Oriental
Nobel da Paz Wangari Maathai cancela visita ao Estoril
A vencedora do prémio Nobel da Paz em 2004, Wangari Maathai, cancelou a sua vinda ao Estoril, onde iria participar como oradora no evento de sustentabilidade Green Festival 2010, devido a “uma intervenção cirúrgica inesperada”.

Autor: Lusa / AO online

"A queniana, vencedora do Nobel em 2004, não pode viajar de avião nas próximas semanas devido a uma intervenção cirúrgica inesperada”, segundo uma nota da organização do Green Festival enviada à agência Lusa.

“Wangari Maathai lamenta a ausência e promete vir ao Green Festival numa próxima oportunidade”, acrescenta a mesma nota.

A primeira africana a receber um Prémio Nobel era um dos principais destaques desta edição do Green Festival, por ser uma ativista dos três pilares da sustentabilidade e por ter sido distinguida pelo trabalho de reflorestação no Quénia, em que recorreu muito à mão-de-obra feminina.

Para substituir a Nobel, a organização convidou a indiana Jeroo Billimoria, fundadora da rede Aflatoun, que “ensina crianças carenciadas a pouparem dinheiro e a planearem o futuro para quebrar o ciclo de pobreza, para que tenham um papel ativo na sua própria educação e ganhem ferramentas que lhes permitam traçar e seguir caminhos para um futuro mais construtivo”.

“Jeroo Billimoria trabalhou como assistente social e criou ainda a ‘Child Helplines International’, uma rede global presente em 150 países, que desde 2004 apoia ou institui linhas telefónicas de apoio para crianças carenciadas. O projeto começou na Índia, em 1995, e já atendeu mais de oito milhões de chamadas”, refere a organização.

A conferência de Jeroo Billimoria está agendada para o dia 13 de setembro.

A terceira edição do Green Festival decorre entre 10 e 17 de setembro, no Centro de Congressos do Estoril, com conferências, colóquios e workshops, e na Feira de Artesanato do Estoril (FIARTIL), “palco” de outras atrações lúdicas e pedagógicas.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados