Açoriano Oriental
Nobel da medicina conhecido hoje
 A época dos Nobel 2010 começa hoje com o anúncio em Estocolmo do prémio da Medicina e terminará com o da Paz, que será conhecido na próxima sexta feira.

Autor: Lusa/Ao On line
 

Além destes dois prémios há ainda o da Literatura, o mais esperado todos os anos, e aqueles que recompensam também uma descoberta ou um trabalho excecionais nas áreas da Física, Química e Economia.

Em 2009, o Nobel da Medicina foi partilhado por Elizabeth H. Blackburn, Carol W. Greider e Jack W. Szostak por estudos acerca da forma como os cromossomas são protegidos.

Elizabeth H. Blackburn, nascida na Austrália em 1948, é investigadora na University of California, San Francisco, nos Estados Unidos.

A norte-americana Carol W. Greider, nascida em 1961, exerce na Escola de Medicina Johns Hopkins, em Baltimore (EUA), e Jack W. Szostak, nascido em Londres em 1952, no Howard Hughes Medical Institute, da Escola de Medicina de Harvard.

A escolha do prémio Nobel da Fisiologia ou Medicina é da responsabilidade da Assembleia Nobel, composta por 50 professores de diversas áreas médicas, reunida no Instituto Karolinska de Estocolmo.

O prémio, de dez milhões de coroas suecas (1,09 milhões de euros), pode ser dividido por um máximo de três laureados.

Os Nobel serão formalmente entregues em 10 de dezembro, com o da Paz a ser entregue em Oslo e os restantes em Estocolmo, numa cerimónia presidida pelo rei Carl XVI Gustaf.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados