Nelson Mandela falha jogo de abertura devido à morte da bisneta

Nelson Mandela falha jogo de abertura devido à morte da bisneta

 

Lusa/AO Online   Futebol   11 de Jun de 2010, 10:53

Nelson Mandela, antigo presidente da África do Sul, vai falhar hoje o jogo de abertura do Mundial2010, marcado para o Soccer City de Joanesburgo, entre a seleção sul-africana e o México, devido à morte de uma bisneta.

O primeiro presidente negro da África do Sul abdicou de marcar presença no “pontapé de saída” do primeiro Mundial em África após a morte de Zenani Mandela, de 13 anos, num trágico acidente de viação quando regressava a casa depois de assistir a um concerto do Mundial2010, no Soweto.

A confirmação da ausência de Nelson Mandela foi dada pela Fundação Mandela.

Tummi Shai, uma porta-voz da polícia sul-africana, disse à AP que foi aberta uma investigação de provável homicídio para determinar se houve negligência.

A mesma porta-voz escusou-se a fornecer pormenores sobre o acidente, incluindo o local onde ocorreu.

O concerto de quinta feira, véspera do início do campeonato mundial de futebol, atraiu ao Soweto dezenas de milhares de pessoas e o congestionamento do trânsito prolongou-se pela madrugada de hoje.

Zenani Mandela, que completou 13 anos na quarta feira, 09 de junho, era um dos nove bisnetos do símbolo anti-apartheid.

Mandela, que completa 92 anos em 18 de julho, está retirado da vida pública, mas era esperado na cerimónia de abertura do Mundial2010.

Na quinta feira, a sua fundação anunciou que o ex-presidente tem recebido inúmeros pedidos para encontros, mas adiantou que “será impossível” a Mandela aceitar “sequer uma pequena fração” desses pedidos.

Esta semana, porém, Nelson Mandela recebeu o jogador português Cristiano Ronaldo e o selecionador Carlos Queiroz, que foi treinador da África do Sul.

Mandela recebeu igualmente elementos da banda Black Eyed Peas, uma das atrações do concerto de quinta feira.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.