Açoriano Oriental
Nelson Mandela falha jogo de abertura devido à morte da bisneta
Nelson Mandela, antigo presidente da África do Sul, vai falhar hoje o jogo de abertura do Mundial2010, marcado para o Soccer City de Joanesburgo, entre a seleção sul-africana e o México, devido à morte de uma bisneta.
Nelson Mandela falha jogo de abertura devido à morte da bisneta

Autor: Lusa/AO Online

O primeiro presidente negro da África do Sul abdicou de marcar presença no “pontapé de saída” do primeiro Mundial em África após a morte de Zenani Mandela, de 13 anos, num trágico acidente de viação quando regressava a casa depois de assistir a um concerto do Mundial2010, no Soweto.

A confirmação da ausência de Nelson Mandela foi dada pela Fundação Mandela.

Tummi Shai, uma porta-voz da polícia sul-africana, disse à AP que foi aberta uma investigação de provável homicídio para determinar se houve negligência.

A mesma porta-voz escusou-se a fornecer pormenores sobre o acidente, incluindo o local onde ocorreu.

O concerto de quinta feira, véspera do início do campeonato mundial de futebol, atraiu ao Soweto dezenas de milhares de pessoas e o congestionamento do trânsito prolongou-se pela madrugada de hoje.

Zenani Mandela, que completou 13 anos na quarta feira, 09 de junho, era um dos nove bisnetos do símbolo anti-apartheid.

Mandela, que completa 92 anos em 18 de julho, está retirado da vida pública, mas era esperado na cerimónia de abertura do Mundial2010.

Na quinta feira, a sua fundação anunciou que o ex-presidente tem recebido inúmeros pedidos para encontros, mas adiantou que “será impossível” a Mandela aceitar “sequer uma pequena fração” desses pedidos.

Esta semana, porém, Nelson Mandela recebeu o jogador português Cristiano Ronaldo e o selecionador Carlos Queiroz, que foi treinador da África do Sul.

Mandela recebeu igualmente elementos da banda Black Eyed Peas, uma das atrações do concerto de quinta feira.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados