Navio "Mestre Simão" retoma hoje operação nos Açores depois de reparada avaria


 

Lusa/AO Online   Regional   3 de Fev de 2016, 18:34

O navio "Mestre Simão", da empresa Atlânticoline, retoma hoje a operação entre as ilhas do Faial e Pico, nos Açores, depois de reparada a avaria nas máquinas que obrigou a uma paragem de quase 20 dias.

 

Segundo o presidente da administração daquela empresa pública, João Ponte, o ‘ferry’, com capacidade para transportar 344 passageiros e oito viaturas, já está operacional e preparado para voltar a navegar, embora não sejam ainda conhecidas as causas da avaria.

"Estamos ainda a tentar encontrar uma explicação para o sucedido", adiantou o administrador da Atlânticoline, em declarações à Lusa, considerando ser "muito estranho" que um navio que foi vistoriado em estaleiro há poucas semanas tenha registado uma "avaria com esta gravidade".

Segundo o responsável, a avaria verificou-se inicialmente num dos injetores do navio (que tinha sido substituído na recente paragem em doca seca), mas só mais tarde os técnicos descobriram que também tinham sido afetados "outros equipamentos associados ao funcionamento do motor".

João Ponte considerou também ser "quase incompreensível" que o fabricante do navio (construído há apenas três anos) não tivesse em ‘stock’ algumas das peças necessárias para reparar o "Mestre Simão", situação que fez demorar ainda mais os trabalhos de reparação.

A Atlânticoline solicitou, entretanto, a uma empresa uma peritagem para identificar as possíveis causas desta avaria e acionou ainda o seguro de casco e de máquinas.

Com o reinício da operação do "Mestre Simão", passa também a ser retomado o transporte de viaturas entre o Triângulo (Faial, Pico e São Jorge), que esteve suspenso, porque os barcos que entretanto asseguraram a ligação entre as três ilhas apenas podiam transportar passageiros.

A operação marítima entre o Faial, Pico e São Jorge (que se realiza durante todo o ano) movimenta anualmente mais de 400 mil passageiros.

 

 


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.