Vela

Navegadora de 14 anos parte sozinha de Lisboa para volta ao mundo


 

Lusa / AO online   Internacional   3 de Ago de 2010, 18:42

Laura Dekker, navegadora holandesa de 14 anos, vai dar a volta ao mundo sozinha num barco à vela partindo de Lisboa, mas desconhece-se ainda a data.
De acordo com a agência noticiosa francesa AFP, Laura Dekker vai sair na quarta-feira do pequeno porto holandês de Den Osse, onde está desde Março com o pai, que a vai acompanhar até Portugal “para testar e melhorar os últimos pormenores” do seu veleiro, Guppy.

“A viagem começa oficialmente a partir de Portugal e não é um problema se as pessoas, como o meu pai, navegarem comigo até lá”, afirmou a adolescente, sem revelar a data.

Na semana passada, o Tribunal de Middelburg rejeitou o pedido de prolongamento da vigilância da adolescente pelo Conselho de Protecção de Menores, que anunciou recorrer da decisão.

A 20 de Julho, o Conselho tinha pedido este prolongamento até Agosto de 2011 para impedir a sua viagem, cuja duração prevista é de dois anos, alegando preocupações quanto ao seu desenvolvimento socioafectivo.

Laura Dekker, que conta com o apoio dos pais, deverá concluir o périplo antes de festejar o seu 17.º aniversário, a 20 de Setembro de 2012, tornando-se a mais jovem navegadora a realizar a volta ao mundo sozinha.

A partida da jovem, inicialmente prevista para Setembro de 2009, foi suspensa pela justiça e travada pelos serviços de protecção infantil que tinham considerado que as garantias para a sua segurança eram insuficientes.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.