Açoriano Oriental
Nave de carga russa acopla com Estação Espacial Internacional
Uma nave de carga russa acoplou esta quarta-feira na Estação Espacial Internacional (EEI) depois de ser lançada desde o cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, anunciou a agência espacial russa Roscosmos.

Autor: Lusa/AO online

A Progress acoplou automaticamente às 13:34 GMT com a EEI depois de ter partido num foguetão Soyuz-U desde Baikonur às 07:41 GMT, informou a agência.

Na nave seguem mais de 2,5 toneladas de mantimentos para a equipa multinacional da EEI, incluindo água, oxigénio, alimentos, combustível, equipamento técnico, medicamentos e até presentes para os astronautas a bordo.

Na EEI estão atualmente as expedições número 33/34, que integram os cosmonautas russos Oleg Novitski, Yevgueni Tarelkin e Yuri Malénchenko, os astronautas da NASA Kevin Ford e Sunita Williams e o japonês Akihiko Hoshide.

No ano passado, o lançamento de uma outra Progress acabou mal - com a nave a despenhar-se na Sibéria - naquele que foi um dos piores contratempos para o programa espacial russo nos últimos anos e que resultou na suspensão temporária dos lançamentos de foguetes Soyuz.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados