Nadal qualifica-se em encontro 'dramático', Sousa na 3ª ronda

Nadal qualifica-se em encontro 'dramático', Sousa na 3ª ronda

 

Lusa/AO Online   Outras modalidades   21 de Jan de 2015, 17:36

O tenista espanhol Rafael Nadal protagonizou esta quarta-feira o encontro mais longo, emocionante e dramático da segunda ronda do Open da Austrália, marcada pela qualificação inédita do português João Sousa.

 

Frente ao ‘qualifier’ norte-americano Tim Smyczek, Nadal precisou de quatro horas e 12 minutos para garantir a vitória pelos parciais de 6-2, 3-6, 6-7 (2-7), 6-3 e 7-5.

Com dificuldades físicas evidentes, sobretudo ao longo do terceiro ‘set’ – durante o qual foi assistido pelo médico do torneio -, Nadal, que cometeu 53 faltas, terminou o encontro quase desidratado e recorreu a toalhas geladas para se refrescar.

Campeão em Melbourne em 2009, o número três mundial vai encontrar na próxima ronda o israelita Dudi Sela, que se impôs ao checo Lukas Rosol.

“Depois de um período de sete meses sem competir e com poucas partidas jogadas, hoje foi difícil. Senti-me muito cansado logo depois do primeiro ‘set’ e a humidade também prejudicou”, afirmou Nadal, antes de dar os parabéns ao adversário.

O português João Sousa igualou hoje a sua melhor prestação de sempre em torneios do ‘Grand Slam’, ao garantir presença na terceira ronda, na qual vai voltar a encontrar Andy Murray e tentar a primeira vitória frente ao britânico, que já o derrotou em três ocasiões.

João Sousa, 55.º da hierarquia mundial, beneficiou da desistência do eslovaco Martin Klizan, 32.º cabeça de série, quando vencia por 4-6, 7-6 (7-4), 6-4 e 1-0, para atingir pela primeira vez a terceira ronda do primeiro torneio do Grand Slam da temporada.

Entre os principais favoritos, o suíço Roger Federer, segundo cabeça de série, impôs-se ao italiano Simone Bolelli, por 6-3, 6-2 e 6-2, depois de ter entrado a perder por 3-6, enquanto Murray derrotou o australiano Marinko Matosevic, por 6-1, 6-3 e 6-2.

No quadro feminino, o dia também fechou sem surpresas, com a russa Maria Sharapova, segunda cabeça de série, a vencer a russa Alexandra Panova, por 6-1, 4-6 e 7-5, e a romena Simona Halep, número três mundial, a despachar a australiana Jarmila Gajdosova com duplo 6-2.

A também russa Ekaterina Makarova, 10.ª cabeça de série, impôs-se com facilidade à italiana Roberta Vinci.

Os líderes das classificações mundiais, Serena Williams e Novak Djokovic, jogam quinta-feira os seus encontros da segunda ronda.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.