Açoriano Oriental
Museus dos Açores associam-se às Jornadas Europeias do Património 2012
A Rede Regional de Museus dos Açores associa-se às Jornadas Europeias do Património 2012, que terão lugar em Portugal nos dias 28, 29 e 30 de setembro, com o objetivo de sensibilizar os cidadãos para a importância da salvaguarda do Património.
Museus dos Açores associam-se às Jornadas Europeias do Património 2012

Autor: Ana Carvalho Melo

As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, que envolve cerca de 50 países.

Para as Jornadas Europeias do Património 2012 foi proposto o tema “O Futuro da Memória”, com o qual se pretende realçar a importância do Património enquanto memória do desenvolvimento das sociedades e também o seu papel na construção do futuro.

Segundo nota do GACS, os museus dos Açores vão promoverdiversas atividades no âmbito destas Jornadas.

O Museu de Santa Maria organiza uma palestra sob o tema “O aeroporto de Santa Maria, seu passado e futuro”, a apresentar pelo arquiteto José Manuel Fernandes, que terá lugar no Centro de Interpretação Dalberto Pombo no dia 29 de setembro pelas 21h00.

No mesmo dia, pelas 15h00, o Museu Carlos Machado realiza uma visita orientada à exposição “Arte Portuguesa no Museu Carlos Machado. 1840-2010”, pela comissária da exposição, Sílvia Massa.

O Museu de Angra do Heroísmo, entre as 12h00 e as 14h30 do dia 28 de setembro, promove a atividade “Esgrafitando o Futuro da Memória”, que consiste na realização de um almoço, servido no claustro do antigo Convento de São Francisco, subordinado ao tema “A contemporaneidade do século de ouro da marcenaria açoriana”. Durante a refeição serão projetadas imagens de móveis esgrafitados produzidos nos Açores, nos séculos XVI e XVII. Seguindo a mesma temática, entre as 14h00 e as 16h00, serão efetuadas visitas à exposição do “Mar e da Terra… uma história no Atlântico”.

O Museu da Graciosa organiza a exposição de fotografia e vídeo "Memórias da ilha Graciosa - freguesia da Luz", que pode ser visitada na Escola Básica e Secundária da Graciosa, de 28 a 30 de setembro, das 10h00 às 15h00.

No dia 28 de setembro, às 10h00, o Museu Francisco de Lacerda realiza uma conferência intitulada "Agricultura Tradicional - Que Futuro?”, proferida pelo engenheiro Manuel Soares Mariante. O público-alvo desta conferência são os alunos do 3.º ciclo e do ensino secundário. Nos dias 28, 29 e 30 de setembro, das 09h00 às 17h30, o público em geral pode ainda visitar a exposição "Janelas Para o Passado", patente no museu.

O Museu do Pico promove, no dia 24 de setembro, a atividade intitulada “A vinha e o vinho – memória e identidade”, que consiste numa visita guiada ao Museu do Vinho, destinada a 25 representantes de Geoparques do Mundo.

Por último, o Museu da Horta organiza o “Roteiro Manuel de Arriaga”, que se realiza na zona histórica da cidade da Horta, e uma visita guiada à Casa Manuel de Arriaga. Esta atividade, que se destina a crianças dos 6 aos 14 anos, está agendada para o dia 29 de setembro, das 10h00 às 12h30.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados