Açoriano Oriental
Museu de Angra do Heroísmo promove ciclo de conferências 'Saberes da Terra'

O Museu de Angra do Heroísmo, inicia sábado, pelas 15h00, um ciclo de conferências intitulado "Saberes da Terra", no âmbito do programa de dinamização da exposição “Instrumentos de Trabalho ou de Cultura”, que está patente até 25 de fevereiro.

Museu de Angra do Heroísmo promove ciclo de conferências 'Saberes da Terra'

Autor: AO online

Este ciclo tem início com a comunicação "Técnicas Ancestrais de Mobilização e Fertilização dos Solos", de Alfredo Borba e João Madruga, respetivamente, diretor e investigador colaborador do Instituto de Investigação e Tecnologia da Agronomia e Meio Ambiente da Universidade dos Açores.

De acordo com uma nota de imprensa do Gabinete de Apoio à Comunicação Social (GACS), Os dois docentes do Departamento de Ciências Agrárias da Universidade dos Açores abordarão o processo de execução das arroteias desenvolvidas pelos primeiros povoadores em função da tipologia dos solos e mediante o uso de diferentes alfaias agrícolas, bem como a utilização da sideração para a recuperação da fertilidade dos solos.

 A 27 de janeiro, também às 15h00, Duarte Mendonça, especialista em Genética e Melhoramento, apresenta o trabalho desenvolvido nos laboratórios do Centro de Biotecnologia dos Açores, onde estão a ser empregues ferramentas de base biotecnológica com o objetivo de transformar estes recursos numa mais-valia que transcende o valor económico, englobando também valores ecológicos, éticos, espirituais, estéticos, simbólicos, educativos e científicos.

O ciclo de conferências encerra a 24 de fevereiro com uma apresentação do hidrogeólogo Cota Rodrigues, da Universidade dos Açores, sobre a contaminação de aquífereos, informa a mesma nota.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados