Açoriano Oriental
Museu Carlos Machado promove "Pão Nosso de Cada Dia"
A Direção Regional da Cultura, através do Museu Carlos Machado, expõe, a partir de 10 de abril, em dois espaços distintos na cidade de Ponta Delgada, a mostra temporária "Pão Nosso de Cada Dia".
Museu Carlos Machado promove "Pão Nosso de Cada Dia"

Autor: Ana Carvalho Melo

Num primeiro momento, entre 10 e 21 de abril, a mostra estará patente no Núcleo de Santa Bárbara, podendo depois ser vista, entre 22 de abril e 13 de junho, no Hospital do Divino Espírito Santo, no quadro do protocolo estabelecido entre o Museu Carlos Machado e a Comissão de Cultura desta unidade de saúde.

Os mais variados instrumentos de trabalho, destinados ao processamento dos cereais, à sua transformação e à confeção do produto final, são os objetos privilegiados desta mostra, de pendor sobretudo etnográfico.

A mostra pretende chamar a atenção para as temáticas atuais, como as mudanças tecnológicas, que alteram o envolvimento humano no processo dos cereais e no fabrico do pão, e o alerta para as inseparáveis questões sociais que se levantam em seu torno.

O pão, símbolo de sustentabilidade de muitas famílias açorianas, assume um peso económico que permanece na atualidade com a mesma importância fundamental do passado.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados