Açoriano Oriental
Povoação com orçamento de 7,3 milhões de euros para 2015
A Assembleia Municipal da Povoação aprovou o orçamento da autarquia para 2015, no valor de 7,3 milhões de euros, com os votos favoráveis da maioria socialista (16) e contra do PSD (6).
Povoação com orçamento de 7,3 milhões de euros para 2015

Autor: Lusa/AO Online

De acordo com uma nota de imprensa da Câmara Municipal da Povoação, na ilha de São Miguel, Açores, as grandes metas do documento para 2015 passam por continuar a reduzir a dívida a terceiros, diminuir os custos de funcionamento, cumprir com o limite de endividamento líquido e reforçar o investimento em programas sociais.

A autarquia, liderada por Carlos Ávila (PS), apesar de já ter saldado mais de 31 milhões de euros de dívida, tem ainda de liquidar 6,5 milhões de euros.

Este esforço de redução da dívida foi possível “mesmo com os sucessivos cortes das transferências do Estado, que começaram 2010 e em 2014 totalizarão a perda de mais de 2,4 milhões de euros aos cobres municipais”, sublinha a autarquia.

“Embora tenha havido uma enorme redução na dívida do município e, consequentemente, dos compromissos que transitam por pagar no final do ano, este orçamento ainda inclui mais de 1,5 milhões de euros de dívida por pagar, proveniente de anos anteriores, bem como 711 mil euros de dotação para empréstimos bancários”, lê-se na nota de imprensa.

Segundo a mesma nota, o Plano e Orçamento de 2015, à semelhança dos seis anos anteriores, não prevê “aumento direto de impostos aplicados pela Câmara da Povoação às famílias e às empresas do município”.

Por outro lado, ainda de acordo com a mesma fonte, contará com um “fortíssimo reforço da componente social”, com um investimento de mais de 651 mil euros em programas sociais.

Carlos Ávila considera que este é um documento de “rigor e de verdade”, daí que não estejam contempladas novas obras para 2015, uma vez que ainda está por definir o montante das verbas do novo quadro comunitário de apoio que serão atribuídas ao concelho.

A agência Lusa tentou obter mais alguns esclarecimentos sobre o orçamento municipal da Povoação para 2015 junto da câmara, mas não obteve resposta até ao momento.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados