Açoriano Oriental
Mulheres lideravam 28,5% das empresas em Portugal em 2015
As mulheres lideravam 28,5% das empresas em Portugal no final do ano passado, mais 5,2 pontos percentuais do que em 2011, revela o estudo da Informa D&B sobre a presença feminina no setor empresarial português.
Mulheres lideravam 28,5% das empresas em Portugal em 2015

Autor: Lusa/AO online

"As mulheres representam 42,2% da força de trabalho das empresas em Portugal e a sua presença tem sido reforçada nos últimos anos também nos cargos de liderança e de gestão", refere o estudo, adiantando que "28,5% das empresas em Portugal são lideradas por mulheres, mais 5,2 pontos percentuais do que em 2011".

Esta é uma "evolução positiva que se regista também nos lugares de gestão, em que as mulheres desempenham 34,1% das funções, uma melhoria de 2,2 pontos percentuais nos últimos cinco anos", refere o estudo da Informa D&B sobre a "Presença feminina nas empresas em Portugal, que teve como objetivo "traçar o retrato do panorama atual e avaliar a evolução dos principais indicadores entre 2011 e 2015".

"O estudo aponta para uma evolução positiva, ainda que lenta, em todos os indicadores de emprego, gestão e liderança femininas", refere a diretora-geral da Informa D&B, Teresa Cardoso de Menezes, citada em comunicado.

No caso das empresas cotadas, o estudo refere que em cinco anos "a presença feminina nos conselhos de administração das empresas da bolsa quase duplicou (mais 5 pontos percentuais), onde 10,7% dos cargos são ocupados por mulheres".

No entanto, a presença feminina "é mais expressiva" nas sociedades anónimas, onde menos de um quarto (21,4%) está nos órgãos de administração, embora se tenha registado um aumento da presença das mulheres em 3,1 pontos percentuais, mas conta com 15,6% (+2,4 pontos percentuais) dessas empresas a serem lideradas pelo género feminino.

O estudo refere que se regista uma "maior proporção de mulheres no topo das empresas mais jovens", sendo que é nas 'startups' (com menos de um ano de existência) que há maior preponderância de gestão e lideranças femininas (35,2% e 32,3%, respetivamente).

"Desde 2011 que a presença de mulheres em funções de gestão e liderança em empresas com menos de cinco anos tem vindo a crescer de forma sustentada", refere Teresa Cardoso de Menezes.

A presença das mulheres nos cargos de gestão e liderança é tanto maior quanto menor for a empresa (em termos de volume de negócios), sendo nas microempresas (com faturação inferior a dois milhões de euros) que se encontram mais mulheres no topo: mais de um terço (34,9%) nos cargos de gestão e 29,2% nas funções de liderança.

Já nas grandes empresas (volume de negócios acima dos 50 milhões de euros), quase metade da força de trabalho (45,4%) são mulheres, mas "estão mais fracamente representadas no topo: ocupam 12,4% das posições de gestão e 8,0% das de liderança".

Por setores de atividade, a maior concentração de mulheres líderes de empresas está no setor dos serviços (36,5%), alojamento e restauração (32,5%) e retalho (32,4%), "áreas em que os cargos de gestão ocupados por pessoas do sexo feminino são também superiores à média do universo empresarial (34,1%), a que se juntam as atividades imobiliárias".

É na banca, refere o estudo, em que o género feminino "está mais equitativamente representado na força de trabalho (48,2%), embora isso não se traduza nos lugares do topo, onde menos de um décimo das empresas é liderado pelo sexo feminino.

Concluiu-se ainda que as empresas lideradas por mulheres tendem a privilegiar a diversidade de género nas estruturas de gestão.

"É nas empresas lideradas por mulheres que se encontram mais equipas de gestão mista (58,8% vs. 40,3% nas empresas lideradas por homens).

Por outro lado, "as empresas lideradas por homens revelam maior vocação exportadora, comparativamente às lideradas por mulheres (19,9% vs. 13,6% são exportadoras)".

Em 2014, "as exportações cresceram a um ritmo mais acentuado nas empresas com liderança feminina (+17,4%) quando comparadas com as lideradas pelo género masculino (+3,9%).

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados