Açoriano Oriental
MPT, BE e PCTP/MRPP surgem duas vezes cada no topo dos boletins de voto
O Partido da Terra, o Bloco de Esquerda e o Partido Comunista dos Trabalhadores Portugueses (PCTP/MRPP) surgem duas vezes cada no topo dos boletins de voto dos dez círculos eleitorais nas regionais dos Açores, a 16 de outubro.
MPT, BE e PCTP/MRPP surgem duas vezes cada no topo dos boletins de voto

Autor: Lusa/AO Online

No arquipélago, existem dez círculos eleitorais, nove correspondentes a cada uma das ilhas e um de compensação, que junta os votos que não permitiram eleger deputados nos círculos de ilha.

Treze forças políticas apresentaram-se a votos, mas nem todas concorrem por todos os círculos eleitorais, o que origina boletins eleitorais distintos em cada círculo.

O sorteio das candidaturas apresentadas nos tribunais da região, realizado na terça-feira, ditou que o Partido da Terra (MPT) é o primeiro a surgir nos boletins de voto dos círculos de São Miguel, o maior da região, com 127.206 eleitores, e no de compensação.

O círculo de São Miguel vai eleger 20 deputados para a Assembleia Legislativa dos Açores, enquanto o de compensação cinco.

Apenas nos círculos de São Miguel e compensação concorrem as 13 forças políticas.

O PCTP/MRPP aparece também em primeiro lugar nos boletins de voto de dois círculos eleitorais, Santa Maria e São Jorge, que contemplam, cada um, três mandatos.

O Bloco de Esquerda, partido com assento no parlamento regional, ficou em primeiro lugar no sorteio das candidaturas nos círculos eleitorais da Terceira (dez deputados) e do Faial (quatro parlamentares).

No mais pequeno círculo eleitoral do arquipélago dos Açores, a ilha do Corvo, os 334 eleitores que vão eleger dois deputados terão em primeiro lugar nos boletins de voto o Partido Democrático Republicano, uma estreia neste sufrágio.

Aos dois maiores partidos políticos na região, PS e PSD, está reservado o primeiro lugar nos boletins de voto das Flores e da Graciosa, respetivamente, que elegem cada um três deputados para a Assembleia Legislativa Regional.

No círculo eleitoral do Pico (que ‘dá’ ao parlamento quatro deputados) é o Livre, também a concorrer pela primeira vez nas regionais dos Açores, a surgir em primeiro lugar nos boletins de voto.

De acordo com a Comissão Nacional de Eleições, estão inscritos 228.259 eleitores, mais 3.048 do que nas regionais de 2012, que vão escolher um total de 57 deputados para o parlamento regional, onde o PS tem a maioria.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados