Açoriano Oriental
Morreu Hugo Chávez
Morreu Hugo Chávez, avança a Lusa, sem mais informações
Morreu Hugo Chávez

Autor: Lusa

O vice-presidente da Venezuela, Nicolas Maduro, chamou hoje os venezuelanos a orarem pela "saúde e vida" do Presidente, Hugo Chávez, ao mesmo tempo que anunciou que será criada uma comissão científica para determinar causas da sua doença.

"Oração, ação com a nossa alma, com a nossa mente, orando pela saúde e a vida do nosso comandante Presidente nestas horas, que são as mais difíceis que temos vivido desde a operação de 11 de dezembro (a Hugo Chávez)", disse.

Nicolas Maduro fez o apelo durante uma reunião entre o governo, o alto comando militar, a direção política do Partido Socialista Unido da Venezuela e governadores afetos ao atual regime.

Explicou que o governo decidiu informar o povo "depois de avaliar a situação do tratamento e evolução do presidente Hugo Chávez, uma vez constatadas as complicações, os riscos e o difícil que a situação poderia evoluir nas próximas horas".

Maduro recordou que o próprio Hugo Chávez manifestou publicamente duvidas sobre as causas do cancro que o atingiu, atribuindo-o a um ataque dos inimigos.

"Já temos bastantes pistas sobre este tema", disse Nicolas Maduro, adiantando que "terá que ser investigado por uma comissão especial de cientistas".

Reeleito a 07 de outubro para um terceiro mandato presidencial, Hugo Chávez, 58 anos, viajou a 10 de dezembro de 2012 para Havana para se submeter a uma operação a um cancro que lhe foi detetado pela primeira vez em junho de 2011.

A 10 de janeiro deveria tomar posse para o novo mandato, mas não se apresentou por se encontrar em Cuba a convalescer da sua quarta operação.

A 18 de fevereiro regressou à Venezuela onde, segundo as autoridades, permanece internado no Hospital Militar, situação "muito difícil", em tratamento para melhorar de uma insuficiência respiratória ocasionada por uma infeção pulmonar surgida no pós-operatório que o obriga a respirar por um tubo na traqueia.

No poder desde 1999, não aparece em público desde o 10 de dezembro de 2012.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados