Açoriano Oriental
Morreu freira congolesa que trabalhava com padre espanhol infetado na Libéria
A freira congolesa Chantal Pascaline, que trabalhava com o padre espanhol infetado pelo vírus do Ébola num hospital da Libéria, morreu hoje de madrugada devido à febre hemorrágica, informou a Ordem Hospitaleira de São João de Deus.

Autor: Lusa/AO online

 

Pascaline, de 47 anos, estava no hospital de São José de Monróvia, capital da Libéria, assistida pelo enfermeiro voluntário camaronês William Ekeurm, assim como dois outros religiosos infetados, a freira equato-guineense Paciencia Melgar e o padre ganês Georges Combey.

Tal como o padre espanhol Miguel Pajares e a freira de origem espanhola Juliana Bonoha, repatriados na quinta-feira para Espanha, os três religiosos africanos prestavam assistência a doentes de Ébola naquele hospital liberiano.

Num comunicado, a Ordem religiosa indica estar a preparar uma equipa de profissionais de saúde para enviar o mais rapidamente possível para a zona no âmbito da campanha “Paremos o Ébola na África Ocidental”.

Pajares, de 75 anos, foi infetado pelo vírus e o seu estado é estável. Bonoha, de 65, foi internada por suspeita de infeção não confirmada até ao momento e está sem sintomas e em bom estado geral, segundo o Hospital Carlos III de Madrid, onde estão internados.

A Libéria é um dos quatro países da África Ocidental que enfrentam o pior surto de Ébola das últimas quatro décadas, já considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma emergência internacional de saúde.

Desde fevereiro, o vírus infetou mais de 1.700 pessoas, mais de 900 das quais morreram, na Serra Leoa, Guiné-Conacri, Libéria e Nigéria, segundo a OMS.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados