Açoriano Oriental
Mordomos e Foliões da Bretanha reúnem-se este mês
Terá lugar no próximo dia 29 de novembro, pelas 20h00, no Centro Cívico do Pilar da Bretanha um encontro de mordomos e foliões desta freguesia, situada na costa norte do concelho de Ponta Delgada.
Mordomos e Foliões da Bretanha reúnem-se este mês

Autor: Bruna Ferreira

De acordo com o pároco local, Ricardo Tavares, trata-se “de um evento inédito, pelo menos na Zona Pastoral da Bretanha (que inclui as localidades do Pilar, Ajuda e Remédios), em que se vão encontrar todos os mordomos e foliões das festas do Divino Espírito Santo desta parte da ilha de São Miguel”. No evento marcará presença o bispo de Angra e Ilhas dos Açores, o que constitui uma oportunidade para aproximar os mordomos a D. António Sousa Braga.

Ricardo Tavares explica que o evento surgiu de uma necessidade muito prática de agendamento das bênçãos e coroações, tendo em conta que as três paróquias têm o  mesmo pároco.

Os objetivos do Encontro de Mordomos e Foliões da Bretanha passam por restabelecer laços “societais” entre as três comunidades, promover o convívio e a relação entre os mordomos e as folias de várias festas e freguesias, fornecer formação bíblico teológica aos responsáveis pelas festas do Divino Espírito Santo, de forma a recuperar o seu «espírito» original (fraternidade e partilha).

Outros objetivos passam por fazer  vincar os laços através do convívio, convergir as vertentes institucional e popular do Espírito Santo, assim como agendar e programar as bênçãos e as coroações para realizar as mordomias mais eficazmente.

Quando questionado sobre o programa do encontro, Ricardo Tavares informou que haverá uma introdução formativa, com uma apresentação bíblico teológica sobre o Espírito Santo, seguindo-se o agendamento das bênçãos e das coroações.

 “Ao longo do encontro, cantarão os três grupos de foliões das três paróquias, ou seja, Pilar, Ajuda e Remédios”, contou Ricardo Tavares. Após uma intervenção final de D. António Sousa Braga, seguir-se-á um pequeno convívio.

A iniciativa e a organização do encontro de mordomos e foliões cabe à Zona Pastoral da Bretanha, contando com o apoio da Junta de Freguesia do Pilar.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados