Monitorização de percursos pedestres arranca este mês

Monitorização de percursos pedestres arranca este mês

 

Lusa/AO Online   Regional   4 de Jan de 2010, 17:00

A Associação Ecológica Amigos dos Açores vai iniciar no final de Janeiro um projecto de monitorização dos percursos pedestres existentes no arquipélago, onde estão classificados 64 trilhos para passeios a pé nas nove ilhas.

A monitorização dos trilhos, segundo revelou à Lusa o presidente da associação, Diogo Caetano, vai resultar do "contributo dos cidadãos", que terão disponível a partir do final deste mês um formulário na página da Internet.

"O questionário permitirá recolher informações sobre o estado do trilho, elementos naturais, área envolvente e sinalização, além de revelar o grau de satisfação das pessoas com o percurso pedestre que realizaram", salientou.

Tendo como base a informação recolhida, os Amigos dos Açores pretendem "publicar regularmente informação estatística" sobre os percursos pedestres existentes no arquipélago.

Os Açores contam actualmente com 64 percursos pedestres classificados, a maioria dos quais em S. Miguel, onde existem 27 trilhos.

No Pico existem 10 trilhos, em S. Jorge seis e na Terceira cinco, existindo ainda percursos pedestres no Faial (4), Flores (4), Graciosa (3), Santa Maria (3) e Corvo (2).

Desta forma, além de disponibilizar mais informação sobre os trilhos, o projecto pretende também "envolver a sociedade na melhor gestão possível dos percursos pedestres".

Diogo Caetano destacou a diversidade paisagística dos Açores, salientando que a região possui condições únicas para a prática do pedestrianismo, que é uma actividade em crescimento no arquipélago.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.