Açoriano Oriental
Monitorização de percursos pedestres arranca este mês
A Associação Ecológica Amigos dos Açores vai iniciar no final de Janeiro um projecto de monitorização dos percursos pedestres existentes no arquipélago, onde estão classificados 64 trilhos para passeios a pé nas nove ilhas.
Monitorização de percursos pedestres arranca este mês

Autor: Lusa/AO Online

A monitorização dos trilhos, segundo revelou à Lusa o presidente da associação, Diogo Caetano, vai resultar do "contributo dos cidadãos", que terão disponível a partir do final deste mês um formulário na página da Internet.

"O questionário permitirá recolher informações sobre o estado do trilho, elementos naturais, área envolvente e sinalização, além de revelar o grau de satisfação das pessoas com o percurso pedestre que realizaram", salientou.

Tendo como base a informação recolhida, os Amigos dos Açores pretendem "publicar regularmente informação estatística" sobre os percursos pedestres existentes no arquipélago.

Os Açores contam actualmente com 64 percursos pedestres classificados, a maioria dos quais em S. Miguel, onde existem 27 trilhos.

No Pico existem 10 trilhos, em S. Jorge seis e na Terceira cinco, existindo ainda percursos pedestres no Faial (4), Flores (4), Graciosa (3), Santa Maria (3) e Corvo (2).

Desta forma, além de disponibilizar mais informação sobre os trilhos, o projecto pretende também "envolver a sociedade na melhor gestão possível dos percursos pedestres".

Diogo Caetano destacou a diversidade paisagística dos Açores, salientando que a região possui condições únicas para a prática do pedestrianismo, que é uma actividade em crescimento no arquipélago.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados