Açoriano Oriental
Ciência
Missão científica começa hoje nos montes submarinos
O estudo dos corais frios existentes nos montes submarinos ao largo do Faial é o objetivo da missão científica que hoje começa no mar dos Açores, a bordo do navio de investigação “Gago Coutinho”.
Missão científica começa hoje nos montes submarinos

Autor: Lusa/AO Online

Neste primeiro dia de missão, os investigadores do Departamento de Oceanografia e Pescas (DOP) da Universidade dos Açores estarão acompanhados pelo secretário de Estado da Defesa e dos Assuntos do Mar, Marcos Perestrello, que fará a viagem até ao monte submarino “Condor”, a 22 milhas náuticas do porto da Horta.

Ao longo dos próximos 10 dias, os cientistas vão estudar os corais frios existentes naquele monte submarino e também no “Voador”, situado a 123 milhas náuticas da Horta.

Os corais frios, que podem viver mais de 1000 anos, são espécies prioritárias em termos de conservação, sendo particularmente importantes do ponto de vista económico, nomeadamente nas pescas, na prospeção mineral e na bioprospeção.

A investigação que hoje começa envolve cientistas do DOP, um centro de excelência e tecnologia que está em sétimo lugar na lista das organizações mundiais ligadas à exploração dos oceanos.

Esta missão científica no mar dos Açores, em que também será utilizado o submarino ROV “Luso”, é financiada em 75 por cento por fundos comunitários, sendo os restantes 25 por cento assegurados pelo governo dos Açores.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados