Açoriano Oriental
Ministro das Finanças anuncia pacote de austeridade no ECOFIN
O ministro das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos, deverá informar hoje, em Bruxelas, os parceiros de Portugal na Zona Euro sobre as medidas de austeridade que o Governo conta tomar em 2011.

Autor: Lusa/AO On Line

Fonte comunitária disse à Agência Lusa ser “normal e lógico” que Teixeira dos Santos comunique as grandes linhas do projeto de Orçamento para 2011 na reunião dos ministros das Finanças da Zona Euro que se inicia às 08:00 na capital da Bélgica.

O ministro português terá oportunidade de abordar esse tema quando fizer uma exposição já prevista há alguns meses sobre a situação portuguesa em matéria de competitividade, segundo a mesma fonte.

A reunião desta manhã dos responsáveis pelas Finanças dos países da Zona Euro será alargada esta tarde aos da União Europeia, um encontro “informal” que termina sexta-feira.

O Governo anunciou quarta-feira as grandes linhas do projeto de Orçamento para 2011 que inclui um pacote de medidas como o aumento da taxa do IVA de 21 para 23 por cento, a redução da massa salarial dos trabalhadores da função pública em 5 por cento e um novo imposto sobre a banca.

Lisboa comprometeu-se em maio passado, com os seus parceiros europeus, a acelerar a trajetória de redução do défice orçamental de 9,4 por cento do Produto Interno Bruto PIB em 2009 para 7,3 este ano, e 4,6 por cento em 2011.

Os mercados internacionais têm mostrado dúvidas nas últimas semanas sobre a capacidade de Portugal reduzir o seu défice tendo penalizado o país através do aumento da taxa de juro da divida pública.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados