Ministro da Ciência convidou parceiros da UE para cimeira sobre centro de investigação nos Açores

Ministro da Ciência convidou parceiros da UE para cimeira sobre centro de investigação nos Açores

 

Lusa/Açoriano Oriental   Regional   29 de Nov de 2016, 16:45

O ministro da Ciência e Tecnologia convidou em Bruxelas os seus parceiros europeus para uma cimeira a realizar em abril de 2017 nos Açores sobre o estabelecimento de um centro de investigação internacional para o Atlântico no arquipélago.

 

À saída de um Conselho de Competitividade, Manuel Heitor disse aos jornalistas que aproveitou a discussão "sobre o contexto da abertura das relações internacionais em ciência e tecnologia na Europa" para relatar o acordo feito "durante a cimeira Portugal-Brasil, em Brasília, no que diz respeito ao estabelecimento de uma plataforma de investigação para o Atlântico, também já acordada com Espanha".

"Convidámos todos os ministros responsáveis pelas áreas da ciência e tecnologia, como tinha sido acordado no Brasil, para uma cimeira a realizar nos Açores em abril e, como acordado com o comissário Carlos Moedas, a ser depois eventualmente seguida de um encontro em Lisboa, no verão", indicou, precisando que a reunião nos Açores terá lugar entre 20 e 22 de abril próximo.

O ministro sublinhou que o objetivo é "efetivamente estabelecer aquilo que é o reforço da cooperação norte-sul no Atlântico, estendendo e alargando o esforço que a Europa já faz hoje no atlântico norte".

"Mas o trabalho a fazer com os países do sul é particularmente grande e dá certamente uma nova centralidade a Portugal para o posicionamento de Portugal no mundo", enfatizou, acrescentando que já "houve muitas manifestação de interesse, quer de países africanos, quer das Américas, mas também de países europeus".

"Estamos a trabalhar em particular com a Espanha, com a Noruega, com a Irlanda, com o Reino Unido e com a Suécia, mas obviamente que é um projeto aberto a todos os países. Por exemplo, tivemos o interesse confirmado da Suíça, e temos tido manifestações de instituições científicas no contexto europeu de uma forma geral".


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.