Açoriano Oriental
Ministro da Ciência convidou parceiros da UE para cimeira sobre centro de investigação nos Açores
O ministro da Ciência e Tecnologia convidou em Bruxelas os seus parceiros europeus para uma cimeira a realizar em abril de 2017 nos Açores sobre o estabelecimento de um centro de investigação internacional para o Atlântico no arquipélago.
Ministro da Ciência convidou parceiros da UE para cimeira sobre centro de investigação nos Açores

Autor: Lusa/Açoriano Oriental

 

À saída de um Conselho de Competitividade, Manuel Heitor disse aos jornalistas que aproveitou a discussão "sobre o contexto da abertura das relações internacionais em ciência e tecnologia na Europa" para relatar o acordo feito "durante a cimeira Portugal-Brasil, em Brasília, no que diz respeito ao estabelecimento de uma plataforma de investigação para o Atlântico, também já acordada com Espanha".

"Convidámos todos os ministros responsáveis pelas áreas da ciência e tecnologia, como tinha sido acordado no Brasil, para uma cimeira a realizar nos Açores em abril e, como acordado com o comissário Carlos Moedas, a ser depois eventualmente seguida de um encontro em Lisboa, no verão", indicou, precisando que a reunião nos Açores terá lugar entre 20 e 22 de abril próximo.

O ministro sublinhou que o objetivo é "efetivamente estabelecer aquilo que é o reforço da cooperação norte-sul no Atlântico, estendendo e alargando o esforço que a Europa já faz hoje no atlântico norte".

"Mas o trabalho a fazer com os países do sul é particularmente grande e dá certamente uma nova centralidade a Portugal para o posicionamento de Portugal no mundo", enfatizou, acrescentando que já "houve muitas manifestação de interesse, quer de países africanos, quer das Américas, mas também de países europeus".

"Estamos a trabalhar em particular com a Espanha, com a Noruega, com a Irlanda, com o Reino Unido e com a Suécia, mas obviamente que é um projeto aberto a todos os países. Por exemplo, tivemos o interesse confirmado da Suíça, e temos tido manifestações de instituições científicas no contexto europeu de uma forma geral".

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados