Açoriano Oriental
Ministro acha normal greve dos enfermeiros e diz que vai fazer tudo para a evitar

O ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, considerou esta terça-feira “absolutamente normal” o recurso à greve por parte dos enfermeiros, a paralisação está prevista para março, afirmando que cabe ao Governo “fazer tudo” para que não se concretize.

Ministro acha normal greve dos enfermeiros e diz que vai fazer tudo para a evitar

Autor: Lusa/AO online

“As greves fazem parte do exercício da regulação das tensões em democracia. Os pré-avisos são uma forma, muitas vezes, de as estruturas sindicais procurarem agilizar ou forçar a negociação. É absolutamente normal”, defendeu.

Para o titular da pasta da Saúde, cabe ao Governo “fazer tudo para que a greve não se realize, em defesa do interesse público”.

Adalberto Campos Fernandes falava aos jornalistas no final do Encontro “SNS + Proximidade - Cuidar em Casa”, que decorreu hoje nas instalações da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, em Évora.

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) marcou para os dias 22 e 23 de março uma greve nacional de enfermeiros no setor público contra a não concretização dos compromissos assumidos pelo Ministério da Saúde.

A concretização do pagamento do suplemento de 150 euros aos enfermeiros, regresso das negociações para a revisão da carreira e a passagem das 40 para 35 horas semanais dos enfermeiros com Contrato Individual de Trabalho são algumas das reivindicações.

Questionado pelos jornalistas sobre o surgimento de notícias sobre problemas no setor, o ministro reiterou que nunca disse que “os problemas do SNS (Serviço Nacional de Saúde) ou do sistema de saúde estavam todos resolvidos”.

“A realidade de hoje é muito diferente da realidade de há uns anos atrás e nós estamos a fazer tudo para que cada vez haja menos problemas”, disse, vincando que “há milhões de portugueses que utilizam o SNS todos os dias e, felizmente, na esmagadora maioria dos casos, as coisas correm bem”.

“Mais 7.500 profissionais, mais investimento, mais financiamento, com a humildade de que é necessário ter para reconhecer que ainda há muito trabalho para fazer”, acrescentou o responsável.

Adalberto Campos Fernandes realçou que o atual Governo está a “dar passos muitos importantes na direção adequada”, mas reconheceu que “há muito trabalho a fazer” e que os próximos dois anos “permitirão ainda resolver muito dos problemas”.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados