Açoriano Oriental
Ministra das Finanças participa na Universidade de Verão do PSD/Açores
A ministra de Estado e das Finanças, Maria Luís Albuquerque, será uma das oradoras da segunda edição da universidade de verão do PSD e JSD nos Açores, evento que decorre no fim de agosto na ilha de São Jorge.
Ministra das Finanças participa na Universidade de Verão do PSD/Açores

Autor: Lusa/AO Online

 

“A universidade de verão do PSD e JSD/Açores vai realizar-se de 27 a 30 de agosto na ilha de S. Jorge, na Pousada de Juventude da Calheta, com ações a desenvolverem-se também na restante ilha”, afirmou o líder do PSD/Açores numa conferência de imprensa realizada em Ponta Delgada para apresentar o evento.

Duarte Freitas referiu que os 30 jovens participantes oriundos “de todas as ilhas, com equilíbrio de género e com idades entre os 17 e os 30 anos” vão poder ouvir, entre outros oradores convidados, a ministra das Finanças, a secretária de Estado da Defesa, Berta Cabral, e o secretário de Estado dos Transportes e Infraestruturas e Comunicações, Sérgio Monteiro.

Marcarão também presença no evento, em vários painéis temáticos, deputados regionais, nacionais, a eurodeputada Sofia Ribeiro, assim como o presidente da Câmara de Comércio e Indústria dos Açores, Mário Fortuna.

“Vamos falar sobre o ensino superior nos Açores, sobre economia, coesão, a participação dos jovens e das mulheres na política, o poder local”, disse Duarte Freitas, para quem há uma “necessidade urgente de formar e renovar a classe política”.

Segundo disse Duarte Freitas, este evento é um contributo para a formação política e cívica das novas gerações, que “começa a dar alguns frutos”.

O líder dos social-democratas açorianos precisou que, da primeira universidade de verão, resultou “mais participação cívica dos jovens, tendo alguns deles assumido, este ano, responsabilidade em órgãos concelhios e de ilha da JSD e alguns vão estar a coordenar painéis nesta segunda edição”.

Para o líder da JSD/Açores, Daniel Pavão, é "um orgulho" coorganizar este evento, que “transmite também a ideia de que a juventude nos Açores não é só festivais de verão”.

Emanuel Macedo de Medeiros mantém-se reitor da universidade de verão, evento que voltará a contar com transmissão ‘online’ no site do PSD/Açores.

Duarte Freitas revelou ainda que, este ano, e pela primeira vez, haverá a edição diária de um jornal, cada grupo de formandos terá um tutor e no dia 29 de agosto haverá a simulação de um plenário, para que os participantes possam “debater ideias e passar à prática”.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados