Açoriano Oriental
Ministério Público propõe prisão domicialiária para Sócrates
O Ministério Público (MP) propôs a alteração da medida de coação de José Sócrates, de prisão preventiva para prisão domiciliária, disse hoje aos jornalistas o advogado do ex-primeiro-ministro, à saída do estabelecimento Prisional de Évora.
Ministério Público propõe prisão domicialiária para Sócrates

Autor: AOnline/LUSA

João Araújo acrescentou que a medida de coação de José Sócrates, que se encontra detido preventivamente desde 25 de novembro de 2014, será analisada na terça-feira e que o ex-líder socialista se irá pronunciar sobre a questão.

O advogado acrescentou ter sido informado da pretensão de alteração da medida de coação pelo Ministério Público, que propôs que a pena de prisão preventiva fosse mudada para obrigação de permanência na residência (prisão domiciliária).

José Sócrates foi detido a 21 de novembro de 2014, no aeroporto de Lisboa, no âmbito da "Operação Marquês". Está indiciado pelos crimes de fraude fiscal qualificada, branqueamento de capitais e corrupção, sendo o único arguido ainda em prisão preventiva neste processo, depois de o empresário Carlos Santos Silva ter passado a prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, no final de maio.

Questionado pelos jornalistas sobre se a proposta de alteração da medida de coação do ex-primeiro-ministro lhe agrada, João Araújo respondeu: "A mim pessoalmente não me agrada".

"Não me agrada, porque acho que não há motivos para qualquer medida de coação, esta ou outra", frisou.

Questionado sobre em que sentido o seu cliente se irá pronunciar, João Araújo disse não ter qualquer ideia, sublinhando que o ex-primeiro-ministro tem até terça-feira para o fazer.

"O que a lei diz é que o arguido tem de se pronunciar, portanto o engenheiro Sócrates tem até terça-feira [quando termina o prazo para a reanálise da medida de coação] para se pronunciar", concluiu.

No âmbito do processo, são ainda arguidos os empresários Joaquim Barroca Rodrigues, do Grupo Lena, Lalanda de Castro e Inês do Rosário, mulher de Carlos Santos Silva, o advogado Gonçalo Trindade Ferreira e o antigo motorista de José Sócrates João Perna.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados