Açoriano Oriental
Merkel vai a Paris discutir futuro da Zona Euro e políticas europeias com Macron

A Chanceler alemã, Angela Merkel, anunciou esta segunda-feira que, após a investidura na quarta-feira, irá reunir-se em França com o Presidente Emmanuel Macron para discutir o futuro da Zona Euro e políticas migratórias e de defesa.

Merkel vai a Paris discutir futuro da Zona Euro e políticas europeias com Macron

Autor: Lusa/AO online

Numa conferência de imprensa em Berlim, ao lado do líder Social Democrata e futuro ministro das Finanças, Olaf Scholz, e antes de assinar o acordo de Governo, Merkel assegurou que não falou num adiamento da apresentação das propostas franco-alemãs para a Zona Euro, ao contrário do noticiado neste fim de semana pelo semanário alemão Der Spiegel.

"Nunca falei num adiamento, e seguramente ainda não resolvemos essa questão, mas talvez possamos dizer mais do que em dezembro", revelou a líder alemã, numa referência ao próximo Conselho Europeu, a realizar nos dias 22 e 23 de março.

Após anunciar que o próximo ministro das Finanças alemão também pretende viajar para França, a Chanceler estimou que "seria seguramente demasiado" esperar que ela e Macron abordassem todos os assuntos da Zona Euro para as próximas décadas, mas assegurou que a cimeira irá clarificar "as próximas fases".

Para além da moeda comum, Merkel destacou ainda a intenção de acordar com Paris dois pilares fundamentais da futura política europeia: a migratória e a de defesa.

A líder alemã recusou responder quando questionada se a nova coligação governamental pretende propor um alemão para a liderança do Banco Central Europeu (BCE) - recentemente, têm crescido os rumores que o candidato pode ser o atual presidente do Banco Alemão, Jens Weidmann.

Merkel rejeitou a discussão de nomes, pedindo que não houvesse especulação e que, alemão ou não, considera que o importante é assegurar a reputação da instituição.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados