Açoriano Oriental
Merkel expressa solidariedade com luta antiterrorista de França
A chefe do Governo da Alemanha, Angela Merkel, expressou hoje solidariedade com a França na luta contra o terrorismo, após o atentado em Nice, na quinta-feira, em que morreram pelo menos 84 pessoas.
Merkel expressa solidariedade com luta antiterrorista de França

Autor: Lusa/AO Online

"A Alemanha está ao lado da França na luta contra o terrorismo", afirmou Angela Merkel, na Mongólia, à margem da cimeira Europa-Ásia (ASEM), sublinhando: "As palavras são insuficientes para dizer aquilo que nos une aos nossos amigos franceses".

A chanceler referiu ainda a "estupefação" com que recebeu a notícia do atentado.

Também o ministro dos Negócios Estrangeiros alemão, Frank Walter Steinmeier, expressou solidariedade com França.

"Estamos com as vítimas, com os aqueles que lhes são próximos e com todo o povo francês. Estamos de luto com a França e vamos manter-nos a seu lado nestes momentos difíceis", acrescentou, em Berlim.

O atentado em Nice, sul de França, na quinta-feira à noite, fez pelo menos 84 mortos e 18 feridos continuam em estado considerado crítico, segundo o balanço mais recente do Governo francês.

Um homem lançou um camião sobre uma multidão na avenida marginal da cidade de Nice, a Promenade des Anglais, que na quinta-feira assistia a um fogo-de-artifício para celebrar o dia nacional de França.

As autoridades francesas consideram estar perante um atentado terrorista e o Presidente da França, François Hollande, anunciou o prolongamento por mais três meses do estado de emergência que vigora no país desde o ano passado.

A autoria do ataque ainda não foi reivindicada.

O condutor do camião disparou várias vezes antes de ser abatido pela polícia, disse o presidente da região de Provence-Alpes-Cote d'Azur, Christian Estrosi.

Por outro lado, uma fonte próxima da investigação, citada pela agência noticiosa AFP, indicou que foi encontrada uma granada “inoperacional” no interior do camião de 19 toneladas, a par com “uma série de falsas caçadeiras”.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados