Açoriano Oriental
Médicos opõem-se a contratos de clínicos através de empresas para centros de saúde

Mais de 3.500 horas semanais de serviços médicos vão ser contratadas a empresas para diversos centros de saúde da região de Lisboa e Vale do Tejo, denunciou hoje a Ordem dos Médicos e o Sindicato Independente dos Médicos.

Médicos opõem-se a contratos de clínicos através de empresas para centros de saúde

Autor: Lusa/AO online

“O Ministério da Saúde continua a insistir em contratar horas de médicos indiferenciados em vez de contratar médicos integrados numa carreira”, lamentou o presidente do Conselho Regional do Sul da Ordem dos Médicos, Alexandre Valentim Lourenço, em declarações à agência Lusa.

Para o responsável, é incompreensível que se contratem médicos não especialistas, sem a formação adequada, para fazer um trabalho de especialista em medicina geral e familiar, sobretudo quando há vários médicos que terminaram a especialidade e que aguardam a abertura de concursos há vários meses.

Em causa neste contrato preparado pela administração regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo está uma contratação de horas semanais que equivale a cerca de 100 clínicos, sendo que os contratos são anuais e prevendo que possam ser renovados por quatro anos, refere ainda Alexandre Valentim Lourenço.

Segundo um comunicado do Sindicato Independente dos Médicos (SIM), a administração regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo “prepara-se para contratar 3.553 horas semanais de serviços prestados por médicos indiferenciados que pretende fazer passar por especialistas em medicina geral e familiar em 15 agrupamentos de centros de saúde”.

De acordo com o sindicato, o preço por hora que estes médicos vão receber é superior ao que é pago aos médicos especialistas.

“Em vez da aposta na formação e na carreira médica, constata-se a delapidação de recursos financeiros em empresas de serviços médicos, com custos superiores e cuidados de saúde sem a diferenciação técnica e científica dos médicos da carreira médica”, contesta o SIM.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados