Açoriano Oriental
Medicina legal alargada a mais seis ilhas do arquipélago dos Açores
Seis ilhas do arquipélago dos Açores vão passar a ter espaços de medicina legal, com sala para autópsias e câmaras frigoríficas, na sequência de um acordo de cooperação hoje assinado em Angra do Heroísmo.

Autor: Lusa/AO Online

O protocolo, firmado entre a secretaria Regional da Saúde e o Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses (INMLCF), contempla a disponibilização de instalações por parte do executivo açoriano, enquanto àquele instituto compete dar formação e assegurar o financiamento das obras e equipamentos necessários.

Segundo o Governo Regional, os gabinetes de medicina legal forense dos Açores Ocidental integram, além do hospital de Santo Espírito da Terceira, em Angra do Heroísmo, o da Horta, no Faial, e as unidades de saúde das ilhas Graciosa, São Jorge, Pico e Flores.

Já os gabinetes de medicina legal forense dos Açores Oriental incluem, além do hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, São Miguel, a unidade de saúde de ilha de Santa Maria.

Estes espaços vão dispor de sala de autópsias e espaços adjacentes, nomeadamente sala para câmaras frigoríficas, gabinetes médicos e administrativos, arquivo e salas de apoio.

Citado pelo gabinete de imprensa do executivo insular, o secretário regional da Saúde, Luís Cabral, disse que a cooperação permite ultrapassar dificuldades na realização de exames médico-legais sentidas em algumas ilhas dos Açores e salientou a componente formativa que o Instituto de Medicina Legal se dispõe a promover tendo em conta a escassez de recursos humanos nesta área da saúde regional.

Luís Cabral afirmou ainda que o curso superior de Medicina Legal que o INMLCF vai promover na Horta inclui módulos de atualização para os peritos já em funções nos Açores, assim como a sua disponibilidade para dar formação a médicos e outros profissionais do Serviço Regional de Saúde, o que permitirá “assegurar a cobertura do conhecimento técnico nesta área em toda a região”.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados