Açoriano Oriental
Medalha Dirac-2014 da Física atribuída a cientistas que ajudam a compreender a Teoria das Cordas
O Centro Internacional de Física Teórica atribuiu a Medalha Dirac-2014 aos físicos indiano Ashoke Sen, norte-americano Andrew Strominger e italiano Gabriele Veneziano pelo contributo dado para a origem, desenvolvimento e maior compreensão da Teoria das Cordas.

Autor: Lusa/AO online

No campo da Física, a Teoria da Cordas pretende unificar a Teoria da Relatividade de Einstein e os princípios da física quântica numa "Teoria de Tudo", capaz de explicar todos os fenómenos do universo.

A Teoria das Cordas é descrita pelos físicos como sendo uma doutrina fundamental da natureza que procura fornecer uma explicação unificada das origens do universo e sua composição.

Anualmente a 08 de agosto, o Centro Internacional de Física Teórica (ICTP), fundado em 1964 pelo falecido físico paquistanês Abdus Salam e baseado em Trieste, Itália, atribuiu a distinção a pesquisadores que contribuem significativamente para a área da Física, mas que ainda não tenham sido distinguidos com o Prémio Nobel da Física pela Academia sueca.

Um comunicado conjunto hoje divulgado pela ICTP e a Organização da ONU para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) justifica o prémio a Ashoke Sem, professor no Instituto de Pesquisa Harish-Chandra (HRI), em Allahabad, na Índia, com o facto de o cientista “ter feito pesquisas sobre os buracos negros e as simetrias da teoria das cordas e ser altamente influente neste campo”.

“Andrew Strominger, professor de Física na Universidade de Harvard, tem sido uma figura importante na descoberta de soluções geométricas da Teoria das Cordas e fez importantes contribuições para a compreensão dos buracos negros em gravitação quântica”, acrescenta a nota conjunta.

O comunicado assinala também o contributo dado por Gabriele Veneziano, da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN, sigla em francês), que “fez inúmeras contribuições para a física teórica”, após publicação de uma pesquisa em 1968 “que marca o início claro da Teoria das Cordas”.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados