Açoriano Oriental
Medalha de Ouro do Município para Fátima Sequeira Dias
A Câmara Municipal de Ponta Delgada vai entregar a Fátima Sequeira Dias, a título póstumo, a Medalha de Ouro do Município, numa sessão pública presidida por José Manuel Bolieiro, que decorrerá a 8 de março, pelas 19h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Medalha de Ouro do Município para Fátima Sequeira Dias

Autor: Pedro Nunes Lagarto
A entrega da mais elevada distinção municipal acontece simbolicamente no Dia Internacional da Mulher e tem em linha de conta “a dinâmica, a força e a dedicação à terra por parte de Fátima Sequeira Dias, recentemente falecida”, justifica a edilidade.

 

Fátima Sequeira Dias deixa o seu nome ligado à História dos Açores, quer através do percurso académico, quer através da sua produção literária.

 

Foi professora catedrática do Departamento de Economia e Gestão da Universidade dos Açores, onde se licenciou em História, em 1981. Fez o mestrado em Economia do Desenvolvimento na Universidade Livre de Bruxelas, a pós-graduação em História da Europa Contemporânea no Instituto de Estudos Europeus de Bruxelas e a investigação no Centro de História Económica Marítima de Bergen e no Centro de Economia Internacional de Genebra. Na academia açoriana  exerceu funções de diretora do Curso de História, foi pró-Reitora para as Relações Universidade/Sociedade, presidente do Conselho Científico e do Conselho do Departamento de Economia e Gestão. Publicou duas dezenas de obras, sobretudo versando a história económica dos Açores e estudou e divulgou instituições e empresas como a Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada, o Ateneu Comercial de Ponta Delgada e o Aeroporto de Ponta Delgada ou a Casa Bensaúde, a Fábrica de Tabaco Micaelense, a SAAGA e a SATA. Publicou ainda temática diversa  como os “450 anos da Cidade de Ponta Delgada, o “Dicionário Sentimental da Ilha de São Miguel”.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados