Açoriano Oriental
Mau tempo afeta ligações aéreas e maritimas e pequenos prejuizos em telhados
O mau tempo que se regista nos Açores levou hoje ao cancelamento de várias ligações aéreas, originou prejuízos em telhados de alguns imóveis e obrigou ainda ao encerramento do porto das Lajes do Pico
Mau tempo afeta ligações aéreas e maritimas e pequenos prejuizos em telhados

Autor: LUSA/AO online

Em comunicado, o capitão do Porto da Horta, nos Açores, Diogo Branco, determinou, “em face da evolução das condições do estado do mar, o fecho do porto das Lajes do Pico a toda a navegação”.

As condições meteorológicas nos Açores estão também a afetar as ligações aéreas, tendo a SATA Air Açores, que assegura os voos entre as nove ilhas, cancelado ligações para as Flores, Corvo, São Jorge, Pico, Graciosa e Horta, afetando cerca de 160 passageiros, disse à agência Lusa o porta-voz da companhia, acrescentando que a realização daquelas ligações "aguarda uma melhoria do tempo na Terceira para que o voo possa sair de Ponta Delgada" (São Miguel).

António Portugal disse, ainda, que "foi cancelada a ligação da SATA Internacional Lisboa/Horta/Lisboa", indicando que os passageiros serão reencaminhados "via Ponta Delgada em voos da SATA Air Açores".

O mau tempo provocou ainda alguns danos, "pouco significativos", na "cobertura da Escola Básica e Secundária de Velas, em São Jorge", enquanto nas Flores "foi necessário desobstruir uma ribeira em Santa Cruz", segundo a Proteção Civil dos Açores.

A mesma fonte do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores adiantou que "o vento retirou parte da cobertura de uma bomba de gasolina na Praia da Vitória", na Terceira, "sem provocar vitimas", e "na zona industrial de São Roque do Pico alguns armazéns registaram problemas nas suas coberturas".

As ilhas das Flores e Corvo (grupo ocidental) estão hoje sob aviso laranja devido à previsão de vento forte com rajadas até 110 quilómetros por hora, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O grupo ocidental vai estar sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, entre as 02:00 e as 15:00 de hoje devido à previsão de vento forte.

O IPMA colocou também aquelas duas ilhas sob aviso amarelo devido à agitação marítima até às 00:00 de quarta-feira.

Estão ainda sob aviso amarelo as ilhas Graciosa, Terceira, São Jorge, Pico e Faial, no grupo central, tendo em conta a previsão de vento forte e agitação marítima até às 00:00 de quarta-feira.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados