Ambiente

Massa de terra que deslizou em Santa Maria está "estabilizada"

Massa de terra que deslizou em Santa Maria está "estabilizada"

 

Lusa / AO online   Regional   16 de Ago de 2010, 11:35

A enorme massa de terra que começou a deslizar há alguns meses em Santa Maria, nos Açores, devido à água acumulada no solo, está estabilizada, mas a situação pode repetir-se com o regresso da época das chuvas.
Os dados divulgados esta segunda-feira pelo executivo regional, citando as mais recentes medições realizadas no local pela Universidade dos Açores, indicam que “os terrenos instáveis se encontram actualmente estabilizados”.

O governo admite, no entanto, que a situação pode mudar com o regresso das chuvas, pelo que está a instalar na zona da Maia um sistema de monitorização permanente, que permitirá avaliar a evolução da situação dos terrenos.

O sistema de monitorização inclui duas estações meteorológicas, orçadas em 55 mil euros, que vão integrar a rede automática da Direcção Regional do Ordenamento do Território e Recursos Hídricos, e uma estação para medição regular de deslocamentos, num investimento de 60 mil euros.

Os dados fornecidos por estes instrumentos permitirão determinar as condições ambientais susceptíveis de desencadear movimentos de massa, para que seja desenvolvido um sistema de aviso e alerta que previna situações de risco.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.