Açoriano Oriental
Marques Mendes defende mudança no modelo de desenvolvimento dos Açores
O antigo presidente do PSD, Luís Marques Mendes, defendeu hoje, nos Açores, que o grande desafio da região é mudar o modelo de desenvolvimento e "emancipar" a sociedade civil dos poderes públicos regionais.
Marques Mendes defende mudança no modelo de desenvolvimento dos Açores

Autor: LUSA/AO online

"Em termos de futuro acho que o grande desafio é mudar o modelo de desenvolvimento (...). Mais do mesmo não é solução. (...) O tempo é de mudança de paradigma. Acabou o tempo das vacas gordas", afirmou Luís Marques Mendes.

O antigo presidente do PSD foi hoje o orador convidado do almoço-conferência "Que Vocação para os Açores no Século XXI?", no âmbito da Universidade de Verão organizada pelo PSD/Açores e que decorre até domingo na ilha de S. Miguel.

Para Marques Mendes, à semelhança do que está a acontecer no país, também nos Açores é necessário mudar de modelo de desenvolvimento e "quanto mais tempo as autoridades regionais demorarem a perceber isso pior".

O social-democrata identificou cinco prioridades para a mudança de modelo, que além do reforço permanente da autonomia e identidade regional, implica, também, "emancipar a sociedade civil dos poderes públicos regionais".

"É absolutamente essencial emancipar a sociedade civil dos poderes públicos regionais. Isso não significa que não tenha de haver Estados, estruturas regionais. Claro que tem de existir", referiu Marques Mendes, que disse ser um açoriano por adoção.

A aposta nas potencialidades regionais, designadamente o turismo, a agricultura, a pesca, os recursos humanos e a novas tecnologias, também é algo a considerar para Marques Mendes, desde que "se acrescente valor ao que já existe e se fomente a excelência".

O mar e a economia do mar devem ser "o desígnio dos Açores", sem nunca esquecer o primado da solidariedade e da inclusão social, considerou.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados