Açoriano Oriental
Mark Deputter mantém-se no Teatro Maria Matos
Mark Deputter foi reconduzido na direção artística do Teatro Municipal Maria Matos, mas o Teatro Municipal São Luiz está sem diretor, revelou a Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC), de Lisboa.

Autor: Lusa/AO online

 

Num curto comunicado, a EGEAC anunciou que deu por concluído o processo de recrutamento para as direções artísticas dos dois teatros municipais, iniciado em abril, mas, no caso do São Luiz, esclareceu que "nenhuma das candidaturas [finalistas] reunia as condições necessárias no que respeita à estratégia e objectivos definidos".

Fonte da EGEAC explicou à agência Lusa que as três candidaturas finalistas eram de Miguel Abreu, Filipe Crawford e Américo Rodrigues (antigo diretor artístico do Teatro Municipal da Guarda).

Sem adiantar se haverá novo concurso de recrutamento, a EGEAC apenas acrescenta que a escolha da direção artística do São Luiz "será objecto de avaliação e decisão futura".

No caso deste teatro municipal, localizado no Chiado, a direção artística estava a cargo, desde 2011, de José Luís Ferreira.

Com a saída deste, a nível interno, a direção executiva foi assumida por Aida Tavares, adjunta da anterior direção, que já assinou a programação da temporada 2014/2015.

No Teatro Municipal Maria Matos, o caso é de continuidade, já que Mark Deputter está na direção artística desde 2008, imprimindo uma identidade virada para a criação independente contemporânea, em rede com outros espaços culturais internacionais.

Os júris de ambos os concursos foram presididos por Miguel Honrado, presidente da EGEAC.

No processo de recrutamento, aos candidatos era-lhes exigido seis anos de experiência em direção artística ou dez anos de experiência em programação cultural, para um contrato de trabalho por quatro anos.

Numa segunda fase de seleção, os candidatos deveriam apresentar uma proposta artístico-cultural para o teatro municipal em causa.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados