Açoriano Oriental
Mariza, Resistência e Rui Veloso nas Festas da Madalena
As Festas da Madalena, na ilha do Pico, Açores, arrancam hoje e prolongam-se até domingo, com a presença de alguns dos grandes nomes da música portuguesa, como Mariza, Resistência ou Rui Veloso.
Mariza, Resistência e Rui Veloso nas Festas da Madalena

Autor: Lusa/Açoriano Oriental

Os festejos, que inicialmente se realizavam para homenagear a padroeira que dá nome ao concelho, Santa Maria Madalena, são atualmente um dos cartazes musicais de maior relevo nas ilhas do "Triângulo", Pico, Faial e São Jorge.

As festas, organizadas pela Câmara Municipal da Madalena, atraem todos os anos jovens de quase todo o arquipélago, que aproveitam as facilidades concedidas pela Atlânticoline, a empresa de transportes marítimos da região, para rumarem à ilha do Pico, onde está situado o ponto mais alto do país, com 2.351 metros.

Este ano, uma das principais atrações das festas é a fadista Mariza, cuja atuação irá encerrar os festejos, no domingo.

Antes, outros grupos musicais prometem animar as noites da Madalena, como os Resistência, destacando-se, ainda, o músico Rui Veloso.

O programa inclui ainda Àtoa e vários DJ, como os Mastiksoul, Kuria, Diego Miranda e Pete Tha Souk, que vão animar os seis dias de festejos da Madalena do Pico.

Um festival de filarmónicas e a atuação de grupos folclóricos, de grupos de cantares de música tradicional e de marchas completam o cartaz musical.

Para o presidente da Câmara da Madalena, José António Soares, o programa, que inclui artistas locais e de renome internacional, revela que estes festejos "são para todas as idades e para todos os gostos".

O concelho da Madalena é conhecido pela sua atividade vitivinícola e pela paisagem protegida da vinha do Pico, classificada como Património da Humanidade pela Unesco -- Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.

Este ano, entre sexta-feira e domingo, também integrada nas festividades, realiza-se a 2.ª edição da Feira do Vinho, um certame que reúne mais de uma centena de marcas de vinhos tintos, brancos e rosés, comercializados nos Açores mas também pelas principais garrafeiras nacionais, distribuídos por 14 espaços.

A presença de milhares de visitantes durante as Festas da Madalena tem, também, um importante impacto financeiro no concelho, que aproveita estes dias para divulgar a sua gastronomia e promover os seus produtos tradicionais.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados