Açoriano Oriental
Mariza recebe Prémo Womex 2014 e dá concerto que encerra a feira
A fadista Mariza, que venceu o prémio Womex 2014, recebe hoje o galardão em Santiago de Compostela, antecedendo o concerto com que encerra a 20.ª edição da feira de "world music".
Mariza recebe Prémo Womex 2014 e dá concerto que encerra a feira

Autor: AOnline/Lusa

Mariza foi galardoada com o Womex 2014 por ter alcançado "novos patamares artísticos" na sua área musical.

“Desde a edição do seu primeiro álbum, há 13 anos, Mariza tornou-se conhecida como o expoente máximo vivo do Fado, bem como a artista mais visionária e inovadora no estilo. Ela criou o seu próprio som, que é igual nas tabernas de Lisboa ou nas mais prestigiadas salas de espetáculo no Mundo, e é tanto uma estrela em Portugal como no seio da comunidade da World Music”, lê-se no comunicado da Womex, que, no início de setembro último, anunciou a atribuição do prémio à fadista portuguesa.

A organização do prémio acrescentava que Mariza venceu o galardão 2014 “por ter trazido o estilo para novos níveis de reconhecimento internacional e por alcançar novos patamares artísticos dentro do género”.

A Womex é uma plataforma internacional em rede para a indústria da "world music".

Também Vitorino esteve presente na Womex 2014 quando, na sexta-feira, apresentou uma conferência subordinada ao tema “A canção como uma arma na Revolução Portuguesa de 1974”.

Vitorino foi o primeiro artista português a conferenciar neste importante certame que, este ano, se realizou em Santiago de Compostela.

Mariza estreou-se em registo discográfico há 13 anos, com “Fado em mim” (2001) – com que venceu o prémio da BBC Rádio 3 para o Melhor Artista Europeu na área da World Music -, já vendeu mais de um milhão de discos e tem edições em mais de 35 países.

Ópera de Sydney, Carnegie Hall (Nova Iorque), Walt Disney Concert Hall (Los Angeles) e Royal Albert Hall (Londres) são algumas salas internacionais de espetáculos onde Mariza já atuou.

A fadista, que em abril último editou o primeiro “Best-of” da carreira, já foi nomeada duas vezes para os Grammy Awards e já venceu três BBC Music Awards, na categoria “Best European Act”.

Com o segundo álbum, “Fado Curvo” (2003), chegou ao 6.º lugar na tabela Billboard da World Music e venceu o Deustche Schallplattenpreis e o European Border Breakers Awars, atribuído no MIDEM de 2004.

Em 2005, ano em que editou “Álbum transparente”, foi condecorada pelo então presidente da República Jorge Sampaio com o grau de Comendadora da Ordem do Infante D. Henrique e, cinco anos depois, quando editou “Fado tradicional”, foi condecorada pelo Governo francês com o grau de Cavaleiro da Ordem das Artes e Letras.

A Womex 2014 começou na quarta-feira e termina hoje.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados