Açoriano Oriental
Marinha promove batismos de mar e visitas gratuitas para assinalar Dia Nacional do Mar
A Marinha Portuguesa vai comemorar o Dia Nacional do Mar, que se assinala na próxima segunda-feira, com diversas iniciativas, entre as quais batismos de mar, um concerto e visitas gratuitas entre 14 e 16 de novembro.
Marinha promove batismos de mar e visitas gratuitas para assinalar Dia Nacional do Mar

Autor: Lusa/AO online

A Autoridade Marítima Nacional junta-se à Marinha Portuguesa para a organização destas comemorações um pouco por todo o país, que visam "divulgar e celebrar o mar", informa a Marinha em comunicado.

As comemorações do Dia Nacional do Mar iniciam-se no sábado, dia 14 de novembro, com batismos de mar, em Belém, Lisboa, a bordo de lanchas anfíbias de reabastecimento e carga. Esta atividade estende-se até ao dia 16, segunda-feira, e está disponível entre as 10:00 e as 12:00 da parte da manhã, e entre as 14:00 e as 17:00 à tarde.

Já no dia 15 de novembro, domingo, a Banda da Armada realiza um concerto no Museu da Marinha, em Lisboa, pelas 17:00, que será aberto ao público em geral.

Nos dias 15 e 16, domingo e segunda, será também possível visitar, de forma gratuita, o Aquário Vasco da Gama, a Fragata D. Fernando II e Glória, o Museu da Marinha, assim como o Planetário Calouste Gulbenkian.

Também abertos ao público estarão alguns Navios da República Portuguesa, entre os quais o NRP Viana do Castelo, que estarão atracados em Portimão, Sesimbra, Olhão, nos Açores e na Madeira. Os navios estarão disponíveis para visita entre as 10:00 e as 18:00.

Na segunda-feira, Dia Nacional do Mar, o Instituto Hidrográfico estará aberto ao público entre as 10:00 e as 14:00, com visitas guiadas aos polos museológicos (sujeito a marcação) e a apresentação de um filme institucional.

Também neste dia, mas entre as 14:00 e as 19:00, será possível visitar o navio-escola Sagres no Terminal de Cruzeiros de Santa Apolónia, na capital.

Ainda na segunda-feira, a Autoridade Marítima Nacional abre a visitas alguns faróis, tanto em Portugal continental como nos Açores e na Madeira, entre as 14:00 e as 17:00. Entre os faróis abertos ao público encontram-se os faróis do Cabo da Roca e do Cabo Carvoeiro, o farol da Ponta do Pargo, na Madeira, ou o farol da Ponta da Ilha, na ilha do Pico, Açores.

O Dia Nacional do Mar assinala-se a 16 de novembro e é uma data comemorativa instituída pela Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, ratificada por Portugal, refere a nota.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados