Açoriano Oriental
Espanha
Mariano Rajoy anuncia executivo com 13 membros
O presidente do Governo espanhol anunciou hoje o elenco do seu Governo que será formado por 13 elementos, com a ex-porta-voz do PP no Congresso Soraya Saénz de Santamaria a ocupar o cargo de vice-presidente.
Mariano Rajoy anuncia executivo com 13 membros

Autor: Lusa/AO online
O elenco, anunciado numa curta comparência de imprensa de Mariano Rajoy no Palácio da Moncloa, causou algumas surpresas, incluindo muitos nomes que nos últimos dias nunca chegaram a ser sequer mencionados pela imprensa espanhola.

"Compareço perante vós, depois do encontro com o rei Juan Carlos, para lhe propor de acordo com a Constituição a nomeação do novo Governo", disse, listando apenas o nome das pastas e dos ministros.

Entre os membros do novo Governo destaca-se ainda a entrada no executivo de Alberto Ruiz Gallardon, até aqui presidente da autarquia madrilena.

Mariano Rajoy falava na Sala de Tapetes do Palácio da Moncloa, sede do Governo espanhol, na sua primeira declaração pública depois de hoje ter jurado, perante o rei Juan Carlos, como presidente do Governo espanhol.

O líder do executivo manteve em total segredo até à última hora o elenco do seu Governo, não tendo qualquer dos nomes sido filtrado à imprensa, que ainda assim especulou com algumas das possibilidades.

Antes do anúncio de hoje, a única certeza - porque o anunciou o próprio Rajoy no debate de investidura no Congresso de Deputados - era de que o Governo teria um Ministério da Agricultura.

O anterior governo socialista, de José Luis Rodríguez Zapatero, tinha dois vice-presidentes (Assuntos Económicos e Política territorial) e mais 13 ministérios: Fomento; Assuntos Exteriores e Cooperação; Interior; Justiça; Defesa; Trabalho e Imigração; Industria, Turismo e Comércio; Saúde, Política Social e Igualdade; Presidência, Meio Ambiente, Meio Rural e Marítimo; Educação; Cultura e Ciência e Inovação
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados