Açoriano Oriental
Marcelo termina hoje visita a Estrasburgo com discurso no Parlamento Europeu
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, termina hoje uma visita de dois dias a Estrasburgo, França, com um discurso perante o Parlamento Europeu e um encontro com os funcionários portugueses daquela instituição europeia.
Marcelo termina hoje visita a Estrasburgo com discurso no Parlamento Europeu

Autor: Lusa/AO Online

 

A chegada de Marcelo Rebelo de Sousa ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, está marcada para as 11:15 (10:15 em Portugal continental), momento no qual serão ouvidos os hinos nacionais, tirada a fotografia oficial e assinado o livro de honra.

Depois, o chefe de Estado encontra-se com o Presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, estando marcado para as 12:00 o discurso no Parlamento Europeu.

Marcelo Rebelo de Sousa torna-se assim no quinto chefe de Estado português a discursar perante o Parlamento Europeu, depois de Ramalho Eanes (1978), Mário Soares (1986), Jorge Sampaio (1998) e Cavaco Silva (por duas ocasiões, em 2007 e 2013).

Já da parte da tarde, o Presidente da República tem marcado um encontro com os funcionários portugueses do Parlamento Europeu.

De acordo com uma nota do Parlamento Europeu, "o balanço dos 30 anos de Portugal na UE, a crise dos migrantes e refugiados e os desafios colocados pelo terrorismo deverão ser alguns dos assuntos abordados" no discurso de Marcelo Rebelo de Sousa.

Já os eurodeputados portugueses ouvidos pela agência Lusa esperam um discurso "substantivo", e "não apenas de circunstância", do Presidente da República.

Esta é a segunda deslocação do Presidente da República ao estrangeiro desde que tomou posse, a 09 de março, após a visita, a 16 e 17 de março, ao Vaticano e Madrid.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados