Açoriano Oriental
Marcelo Rebelo de Sousa termina visita rodeado de queijo e, por isso, "muito feliz"
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, terminou hoje a visita aos Açores numa fábrica de laticínios na ilha de São Jorge, onde, rodeado de queijo, se confessou "muito feliz"
Marcelo Rebelo de Sousa termina visita rodeado de queijo e, por isso, "muito feliz"

Autor: LUSA/AO online

"Neste momento sou muito feliz. Isto é acabar em grande, foi uma grande ideia”, disse na unidade fabril da Uniqueijo - União de Cooperativas Agrícolas de Laticínios de São Jorge, no concelho de Velas.

Depois de, por repetidas vezes durante a viagem, ter afirmado que o queijo de São Jorge é o “melhor do mundo”, Marcelo Rebelo de Sousa tornou a elogiar as qualidades dos queijos da ilha.

“Adoro o queijo de São Jorge (…) . A prova é que devia estar a descolar o avião e estou no meio dos queijos”, continuou, assegurando ser, já antes do vinho do Pico, “embaixador plenipotenciário há muito tempo” do queijo de São Jorge.

À pergunta se o queijo de São Jorge era mais um produto que iria promover, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que a visita à unidade fabril aliou o “prazer” ao “serviço à comunidade, que é o mais importante”, que passa por “mostrar cá dentro, espaço português, lá fora a todo o mundo, a excelência destes queijos”, declarou.

O Governo dos Açores e a Uniqueijo assinaram em 2013 um protocolo de cooperação com vista à "recuperação financeira da cooperativa", que estava a atravessar dificuldades, com dívidas a fornecedores e aos produtores da ilha.

O ano passado, a Uniqueijo processou 2.700 toneladas de queijo.

Os Açores, com 2,5% do território nacional, produzem cerca de 30% do leite do país e 50% do queijo.

Marcelo Rebelo de Sousa terminou hoje uma visita de seis dias a sete ilhas dos Açores, tendo anunciado que, no final de outubro, deverá deslocar-se às ilhas de São Miguel e de Santa Maria.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados