Açoriano Oriental
Fotografia
Maratona fotográfica na Serra da Tronqueira
A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) promove a 28 de Agosto a III Maratona Fotográfica da Serra da Tronqueira, uma oportunidade única para descobrir a biodiversidade desta área protegida da ilha de S. Miguel, Açores.
Maratona fotográfica na Serra da Tronqueira

Autor: Lusa/AO online
A iniciativa, realizada pelo Centro Ambiental do Priolo, permitirá aos participantes descobrir e fotografar elementos que integram a Floresta Laurissilva dos Açores.

Os participantes, num máximo de quatro dezenas, serão divididos nas categorias ‘Tentilhão’, para pessoas com gosto pela fotografia mas com pouca ou nenhuma experiência em fotografia da natureza, e ‘Milhafre’, para fotógrafos amadores com mais experiência em fotografia da natureza.

A prova vai decorrer entre as 09:30 e as 14:00, sendo a tarde dedicada a uma visita à Reserva Florestal de Recreio da Cancela do Cinzeiro.

Esta maratona fotográfica decorrerá na única zona do mundo onde é possível avistar o priolo, uma pequena ave que apenas existe no nordeste de S. Miguel.

O projecto LIFE Priolo, recentemente distinguido pela Comissão Europeia como um dos cinco melhores deste programa, decorreu entre Outubro de 2003 e Outubro de 2008 na Zona de Protecção Especial do Pico da Vara/Ribeira do Guilherme, permitindo recuperar cerca de 230 hectares do habitat desta ave.

Na sequência dos esforços desenvolvidos, a população de priolo tem vindo a aumentar, estimando-se que existam actualmente entre 500 a 800 casais.

Esta melhoria permitiu alterar o seu estatuto de protecção, deixando o priolo de ser uma espécie ‘Criticamente em Perigo de Extinção’, para ser uma espécie ‘Em Perigo de Extinção’.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados