Açoriano Oriental
Manifestações de apoio acontecem um pouco por toda a Europa
As manifestação de solidariedade para com as vítimas dos atentados de Paris sucedem-se um pouco por toda a Europa, juntando dezenas de milhares de pessoas em cidades como Londres, Bruxelas, Viena ou Berlim.

Autor: Lusa/AO Online

De acordo com as agências internacionais, mais de 20 mil pessoas participaram em Bruxelas numa homenagem às vítimas dos ataques da semana passada em Paris, a que se juntam 12 mil em Viena e cerca de 18 mil em Berlim, para além de mais de mil em Londres.

As homenagens oscilam na forma, desde um gigantesco 'placard' eletrónico com a inscrição 'Bruxelas é Charlie' em flamengo, inglês e francês, até pessoas que participam nas marchas envolvidas em grandes bandeiras francesas, passando pelos cânticos da 'Marselhesa', o hino nacional francês.

Em Londres, por exemplo, foram várias as pessoas que levaram lápis para as manifestações, segurando-os apontados ao céu, em defesa da liberdade de expressão e solidariedade para com as vítimas, estando também prevista a iluminação das fontes de Trafalgar Square e da Ponte da Torre (Tower Bridge) com as cores da bandeira francesa.

Em Berlim, a AFP dá conta de um manifestante com uma t-shirt onde se lê "Checkpoint Charlie Hebdo - Freiheit ohne Grenzen' (Liberdade sem Fronteiras).

A grande manifestação dá-se em Paris, onde dezenas de políticos internacionais e mais de um milhão de pessoas encheram as ruas da capital numa 'marcha republicana' contra o terrorismo religioso fundamentalista.

Desde quarta-feira, registaram-se três incidentes violentos na capital francesa, incluindo um sequestro, que, no total, fizeram 20 mortos, incluindo os três autores dos atentados, e começaram com o ataque ao jornal Charlie Hebdo.

Kouachi Sharif, de 32 anos, e o seu irmão mataram 12 pessoas, incluindo dois polícias na quarta-feira, durante o ataque ao Charlie Hebdo, tendo fugido durante dois dias e depois encontrados nos arredores da capital francesa, acabando por morrer num tiroteio com a polícia.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados