Manifestação no Irão a favor das mulheres atacadas com ácido


 

Lusa/AO online   Internacional   22 de Out de 2014, 18:39

Mil pessoas manifestaram-se esta quarta-feira em Isfahan, no centro do Irão, exigindo medidas de segurança reforçadas, depois dos ataques realizados contra as mulheres.

 

Nas últimas semanas, quatro mulheres foram atacadas com ácido no rosto e no corpo, por assaltantes numa moto, naquela cidade turística localizada a 450 quilómetros ao sul do Teerão.

“Isfahan é a nossa vila, a segurança é um direito nosso” afirmaram os manifestantes reunidos em frente à autoridade judiciária da cidade, de acordo com a agência noticiosa IRNA.

De acordo com rumores que circulam nas redes sociais, as vítimas não estavam em conformidade com o código de vestuário islâmico, que obriga as mulheres a cobrirem o cabelo e o pescoço com um véu ou um lenço.

Nos últimos anos, aquela norma tem sido aplicada mais suavemente, principalmente nas grandes cidades.

As autoridades, que prenderam quatro suspeitos, ainda não confirmaram o motivo dos ataques.

Em junho deste ano, metade dos 290 deputados iranianos pediram ao presidente Hassan Rohani que faça cumprir o código de vestuário, denunciando a “invasão cultural” ocidental.

Rohani, eleito em junho de 2013, e que defende mais liberdade cultural e social, pediu à polícia, quatro meses depois , para ser mais tolerante.

Segundo a IRNA, o ministro da Saúde, Hassan Hachémi, que esteve à cabeceira de uma das vítimas, a quem ouviu a descrição do ataque, que lhe provocou queimaduras na cara, pescoço e pernas, tendo ainda ficado sem a visão do olho esquerdo.

Além de Isfahan, outra manifestação realizou-se na capital, em frente ao edificio do parlamento, juntando dezenas de pessoas, entre as quais o advogado de direitos humanos Nasrin Sotoudeh, que condenaram "a violência contra as mulheres”.

Este tipo de ataques, raros no Irão, têm todavia aumentado no Paquistão, Afeganistão e Índia, com os agressores a considerarem que as vítimas “sujam” a honra da família.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.