Açoriano Oriental
Malala Yousafzai e Kailash Satyarthi são símbolos de "unidade" e "fraternidade"
A adolescente paquistanesa Malala Yousafzai e o ativista indiano Kailash Satyarthi receberam numa cerimónia em Oslo o prémio Nobel da Paz, duas personalidades que simbolizam "unidade" e "fraternidade", afirmou o presidente do Comité Nobel.
Malala Yousafzai e Kailash Satyarthi são símbolos de "unidade" e "fraternidade"

Autor: Lusa/AO online

 

“Uma jovem e um homem mais velho, uma paquistanesa e um indiano, uma muçulmana e um hindu, os dois (são) símbolos daquilo que o mundo precisa: mais unidade, fraternidade entre as nações”, disse o presidente do Comité Nobel, Thorbjoern Jagland.

Com 17 anos, Malala Yousafzai tornou-se na pessoa mais jovem a receber esta distinção.

Malala Yousafzai, que foi alvo em outubro de 2012 de um atentado reivindicado pelos talibãs, foi reconhecida com o Nobel da Paz pela sua luta em defesa do direito à educação das crianças, especialmente das raparigas, enquanto Kailash Satyarthi foi distinguido pelo combate contra o trabalho infantil em fábricas e oficinas na Índia e em outros países, onde as crianças são tratadas como escravas.

“O conhecimento leva à democracia e à liberdade”, afirmou Thorbjoern Jagland, durante a cerimónia na capital norueguesa.

Durante a cerimónia ocorreu um pequeno incidente: um homem colocou-se à frente dos laureados, exibindo uma bandeira do México, antes de ser retirado por elementos da segurança.

Segundo a ONU, perto de 58 milhões de crianças com idade de frequentar a escola primária não são escolarizadas, enquanto a Organização Internacional do Trabalho (OIT) calcula que cerca de 168 milhões de crianças no mundo são forçadas a trabalhar.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados