Açoriano Oriental
Mais de um terço dos portugueses planeia passar férias de Natal fora de casa
Mais de um terço dos portugueses inquiridos através de um questionário 'online' afirma que tenciona passar férias fora de casa entre o Natal e o fim de ano, a maioria dos quais (71%) em Portugal.

Autor: Lusa/AO Online

 

O estudo, promovido pelo Instituto de Turismo (IPDT) e pela agência de viagens Soltrópico, indica as regiões do Centro e do Norte como destino preferencial para mais de metade dos 37% de inquiridos que planeiam uma pausa fora de casa nesta época, evidenciando a importância da Serra da Estrela na captação de visitantes nacionais durante este período.

Seguem-se a Madeira (13%) e o Algarve (12%).

Os turistas que viajam nesta época ficam hospedados sobretudo em casas particulares (44%) e hotéis (40%), numa estada média de quatro noites na qual preveem gastar cerca de 215 euros (57 euros/noite).

Apesar de a maioria das pessoas ter declarado que vai ficar em casa, as intenções para viajar neste período são bastante superiores às obtidas para a população em geral face a estudos anteriores, que apontaram para incidências inferiores a 10%, o que indicia que a amostra pertence a um segmento médio-alto, com maior poder de compra e propensão para viajar.

Questionados sobre a intenção de férias fora de casa para 2016, 90% dos inquiridos manifestou este objetivo.

Trata-se de uma incidência bastante superior à da população em geral e às respostas obtidas em estudos anteriores (que apontavam para frequências na ordem dos 25%), “denotando que o segmento analisado via Facebook tem maior propensão para o consumo de produtos turísticos”.

A maioria dos inquiridos afirmou que, em 2016, pretende fazer períodos de férias curtos (83%), duas ou três vezes ao longo do ano, escolhendo preferencialmente destinos nacionais (Porto e Norte de Portugal, o Algarve e os Açores).

Quanto aos períodos de férias mais longos, três em quatro portugueses pretendem gozar, pelo menos, um período de férias fora de casa em 2016, com o Algarve (40%) no topo da lista. Antes dos restantes destinos nacionais, segue-se Espanha com 16,5% de intenções de visita, destacando-se ainda Itália, França e Reino Unido.

A recolha de dados decorreu pela Internet, entre 15 e 30 de novembro de 2015, com aplicação de um questionário promovido com uma campanha ‘online’, tendo sido obtidos 531 questionários válidos.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados